Prefeitura de Jacareí amplia participação da população através do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana criou o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana com o objetivo de garantir de forma permanente a participação popular nas discussões de políticas públicas que visem melhorias para a acessibilidade, trânsito e transporte e, consequentemente, a qualidade de vida de todos.

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana contará com representantes dos seguimentos de: transporte de cargas, motoristas de transporte por aplicativos, taxistas, transporte escolar e a concessionária de transporte público coletivo urbano, que deverão ser indicados pelos órgãos representativos até o dia 6 de junho, por meio de ofício destinado à Secretaria de Mobilidade Urbana.

As vagas destinadas à comunidade definidas por meio de eleição serão divididas em representantes dos usuários do transporte coletivo, representantes dos usuários de transporte coletivo beneficiários de gratuidade, representante dos grupos de ciclistas e, as outras duas destinadas aos representantes de entidades ligadas as pessoas com deficiência e idosos.

As inscrições para participar do conselho estarão abertas a partir do dia 3 de junho e serão encerradas na segunda-feira da (10) próxima semana, às 17h.

Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana, afirma que ouvir a população é fundamental para definir as prioridades de trabalho. “Nos dois primeiros anos realizamos 21 audiências públicas para fazer o diagnóstico dos problemas de mobilidade de Jacareí. Por isso, nossa ideia de criar este Conselho Municipal, assim garantimos por lei a participação popular como um direito assegurado para sempre a nossa população”, afirma.

Para se candidatar às vagas no conselho, é necessário que o munícipe faça a inscrição na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí, localizada na Avenida Malek Assad, nº 515, no Jardim Santa Maria ou através do e-mail [email protected].

No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos: RG comprovando ser maior de 18 anos, comprovante de endereço atual no município de Jacareí e declaração de que é usuário regular do transporte público. Os candidatos para representarem os ciclistas deverá comprovar também a declaração de que é usuário regular do modal bicicleta. Já os representantes de entidades deverão comprovar também cartão CNPJ e estudo registrado no município, com sede em Jacareí e com data mínima de um ano de atuação.

No dia 17 de junho, será publicada no Boletim Oficial do município a lista dos indicados para a eleição, que será realizada no dia 19 de junto, das 8h às 17h, no auditório da Prefeitura de Jacareí. Mais informações em http://bit.ly/2KgKOgG.