Prefeitura de Jacareí adota sistema de pregão eletrônico

Com intuito de exercer uma gestão pública transparente e buscando a economia de recursos, a Prefeitura de Jacareí adotou o sistema de pregão eletrônico. O decreto que determina o procedimento foi assinado pelo prefeito Izaias Santana nesta quinta-feira (16), durante apresentação da Diretoria de Transparência e Governança, e publicado no boletim oficial nº 1123 desta sexta-feira (17).

Com a iniciativa, a aquisição de bens e serviços de todos os órgãos e entidades da Administração Municipal deverá ser precedida de licitação, na modalidade do pregão eletrônico, que será realizado por meio da Bolsa Eletrônica de Compras (BEC) ou do Portal de Compras do Governo Federal (COMPRASNET).

De acordo com o secretário de Finanças, Cláudio Tosetto, a adoção do pregão eletrônico trará benefícios econômicos para a administração, que poderá adquirir bens e serviços de qualidade com preços acessíveis. “A Bolsa Eletrônica de Compras tem gerado um percentual de economia nas compras públicas acima de 25%, o que representará uma grande economia para o governo”, informou

O secretário salientou que o pregão eletrônico traz agilidade nos procedimentos licitatórios devido a utilização da tecnologia de informação. Além disso, ainda informou que “a iniciativa oferece oportunidade para todos empresários que desejam contratar com o setor público com preço justo”.

Para que o sistema funcione de modo eficaz, a Secretaria de Administração promoverá a capacitação dos pregoeiros e das equipes de apoio dos órgãos da administração municipal, autarquias e fundações. Além disso, dará suporte técnico e operacional para utilização da Bolsa Eletrônica de Compras e do Portal de Compras do Governo Federal – COMPRASNET.

O decreto que determina a adoção do pregão eletrônico para a Prefeitura entrará em vigor noventa dias após a data a sua publicação no boletim oficial.

(Jader Fernandes/PMJ)