Prefeitura dá ordem de serviço para obras da Davi Lino e da duplicação da Castelo Branco

A emissão da ordem de serviços e os contratos para duas obras viárias que vão “mudar a cara” do município foram assinados na manhã desta terça-feira (10) entre o prefeito Izaias Santana e representantes das empresas responsáveis pelos trabalhos. Com estes documentos oficializados, serão iniciadas as obras de ligação da Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino com o Parque Meia-Lua, e a duplicação da Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco.

Assinaram o contrato o representante da empresa Land Vale Construções Ltda, responsável pela ligação da avenida Davi Lino com o Meia-Lua e Reginaldo Gomes, e da Engibrás Engenharia S.A., que fará a duplicação da avenida Castelo Branco, Paulo Eugênio Chaves Façanha.

O valor dos serviços da ligação da avenida Davi Lino com o Parque Meia-Lua será de R$16 milhões e da duplicação da avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, R$ 14,6 milhões. Os recursos são provenientes do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina.

O prefeito Izaias agradeceu a presença de todos e elogiou as duas empresas contratadas. “São duas das melhores empresas que trabalham na cidade, com obras no Jardim Paraíso e no Córrego do Turi. São empresas sérias. Obrigada por acreditarem em nossa cidade”, disse.

Izaias também destacou os vereadores e secretários presentes. Continuou: “Jacareí é uma cidade que tem se caracterizado por mudanças a cada 20 anos. Teve a construção da ponte do Flórida, do Rosário, que foi uma mudança radical na década de 60, quando Jacareí tinha apenas 40 mil habitantes. Hoje temos 236 mil. ”

Depois foi na década de 80, com a duplicação das variantes Lucas Nogueira Garcez e Getúlio Vargas. Em seguida, 20 anos depois, a nova estrutura viária com o início da Davi Lino e a duplicação da Rodovia Nilo Máximo. E agora, perto de 2020, começamos este conjunto de obras que vai tirar os problemas de defasagens estruturais de nossa cidade”.

O prefeito garante que tem um pacote de mais obras, que serão feitas aos poucos. “Esta é a primeira fase. Poderíamos terminar a Davi Lino, mas vamos acrescentar outras obras, porque não tem como o poder público não se preocupar com o uso do viário na região leste, que passará agora a ter uma alternativa para quem vai a São José dos Campos, facilitando o estrangulamento da Getúlio Vargas”.

Izaias destacou que “na primeira grande obra, da Davi Lino, a diferença será além do transporte de indústrias. Haverá uma função importante de mobilidade, para quem mora na região do Villa Branca. Além disso, terá uma ligação direta com esta obra, entre a Adhemar de Barros e o Jardim Primavera”.

O ponto importante será a ligação a São José dos Campos pela estrada do Limoeiro. “Para a via oeste está faltando menos de um quilômetro, para chegar até a região do Shopping Colinas, sem passar pela Dutra. Colocamos também neste pacote o asfalto da avenida nova que vai ao Jardim Conquista, com acesso direto. Não é apenas obra viária, mas promover desenvolvimento e integrar regiões”, disse.

Com relação a segunda obra, da duplicação da Humberto Castelo Branco, falou: “a Biaggino Chieffi tem tido um crescimento industrial muito grande, com a convivência de caminhões e veículos particulares”. Comentou sobre a terceira ponte, que só faltam as licenças. “Já estamos preparando o trevo em frente ao Terras da Conceição”.

Neste primeiro momento, são duas obras começando, que mudarão o padrão viário da cidade”, enfatizou, destacando as secretarias envolvidas neste pacote de obras, como a Mobilidade, Planejamento, Meio Ambiente, Infraestrutura e Governo.

Explicou que os trabalhos começaram em abril de 2017, em 2018 e 2019 foi do Governo Federal e agora está na terceira etapa, com este conjunto de obras. “Hoje começamos um novo tempo para a cidade, trazendo Jacareí para o presente, superando todas as dificuldades no viário, para a qualidade de vida da população”, encerrou o prefeito.

O secretário de Governo Celso Florêncio apresentou as obras para o público presente, por meio de slides, destacando a importância de cada uma delas: Confira:

Av. Eng. Davi Monteiro Lino

Via estrutural com 1,3 km de extensão