Servidores da Mobilidade Urbana visitam o CEPAC

Com o objetivo de sensibilizar a equipe operacional da Diretoria de Acessibilidade com a vivência “Sentindo na Pele”, ocorreu nessa quinta-feira (6) uma interação entre os servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e assistidos do CEPAC – Associação “Criança Especial de Pais Companheiros”. Profissionais que executam a manutenção e rebaixamento de calçadas em Jacareí dividiram momentos com os atendidos e também puderam colocar-se no lugar de um cadeirante.

Para o pedreiro Dorival Donizete, foi importante conhecer de perto as dificuldades que os deficientes encontram. “Me senti muito bem porque estou contribuindo para melhorar a qualidade de vida deles”, explica o servidor da prefeitura.

A ação fez parte da ‘Semana Municipal da Pessoa com Deficiência’, que teve início no último dia 03. As atividades foram coordenadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretarias de Educação e Assistência Social, com o intuito de estimular a reflexão sobre a dignidade das pessoas com deficiência.

Nesta sexta-feira (7) aconteceu no centro da cidade mais uma campanha educativa, da Gerência de Educação para o Trânsito, sobre a importância dos motoristas respeitarem as vagas especiais de estacionamento destinadas aos deficientes físicos, pessoas com mobilidade reduzida e idosos.

O Secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes, comenta que as ações vieram somar ao trabalho que já vem sendo realizado nesta gestão. “Foram executados 88 rebaixamento de guias, a construção de 1.568 m² de novas calçadas e a reforma de mais 200 trechos (384,5 m²) antes sem acessibilidade. A cada dia estamos diminuindo o passivo que Jacareí tem nessa área”, conclui o secretário.

As ações da ‘Semana Municipal da Pessoa com Deficiência’ e todo o trabalho da Diretoria de Acessibilidade são pautados no Art. 53, da Lei 13146/15, que institui a acessibilidade como direito garantido à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida de ser independente e exercer seus direitos de cidadania e participação social.