Prefeitura começa projeto “Participa Jacareí” no próximo dia 25

As consultas públicas são para a elaboração da LDO/2020

O “Participa Jacareí” é o novo projeto da Secretaria de Governo para a elaboração do orçamento para 2020, por meio de consultas públicas, que receberão as reivindicações e sugestões da população para melhorias de cada região do município.

“Não existe democracia efetiva sem participação. Ouvir a população e construir propostas efetivas para ele é obrigação de todos os governos”, destaca o secretário de Governo, Celso Florêncio. A primeira, de uma série de 16 encontros, será na próxima segunda-feira (25), com os moradores do Jardim Flórida, na EMEIF Roberto Donizete de Souza.

O objetivo destas reuniões é que as comunidades participem, incisivamente, do planejamento da cidade, e estas informações colhidas sirvam como referência do planejamento das ações da prefeitura no próximo ano. Qualquer pessoa poderá participar e apresentar suas sugestões, que serão recolhidas e avaliadas antes de serem inseridas no orçamento do próximo ano.

Estas consultas públicas servem de base para a elaboração da LDO/2020 – Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Em junho acontece a audiência pública na Câmara, e em seguida o projeto de lei vai para a votação no Legislativo. A LDO, como o próprio nome diz, dá as diretrizes do orçamento da prefeitura para o próximo ano. Desta forma são estimadas as receitas e as despesas por área do executivo municipal, ou seja, são direcionados os recursos para os setores de Infraestrutura, Saúde, Educação e Segurança entre outros.

As consultas acontecerão entre 25 de março a 17 de abril, abrangendo todas as regiões da cidade. Confira as datas e locais das consultas públicas LDO/2020:

25 – Jardim Flórida 18h30 – EMEIF Roberto Donizete de Souza

27 – Bandeira Branca 18h30 – EMEIF Jean Jacques Rousseau