Prefeitura começa a pagar grandes despesas do governo anterior

Escutar áudio do texto

A Prefeitura Municipal de Jacareí começou a pagar duas grandes dívidas de 2016, denominadas “restos a pagar” (despesas deixadas pela administração anterior). A primeira é com a Concessionária Ambiental, que presta serviço de limpeza pública para o município. O montante desta dívida é de R$19.991.762,88. Do total, já foi pago R$9.053.519,82, restando quitar o valor de R$10.858.243,06.

O segundo débito é com o IPMJ (Instituto de Previdência do Município de Jacareí), que corresponde ao valor de R$11.895.305,47. A administração já saldou R$4.360.488,02, faltando pagar o montante de R$7.534.817,45.

A Concessionária Ambiental irá receber o valor de forma parcelada, sem qualquer tipo de correção ou juros. Os restos a pagar são referentes a cinco notas fiscais emitidas no ano passado. A concessionária analisou os cálculos apresentados pelo município e aceitou a proposta de parcelamento. O pagamento será realizado em 25 parcelas, sendo que a primeira deverá ser paga no dia 31 deste mês e a última em julho de 2019.

De acordo com o secretário de Finanças, Cláudio Tosetto, a pasta apurou que o total geral dos “restos a pagar” corresponde ao valor de R$86.786.970,39. Deste montante, a administração já conseguiu quitar R$41.898.962,34, restando ainda uma dívida de R$44.882.014,05.

Além disso, o secretário informou que o município também tem dívidas de longo prazo, referentes a contratos e financiamentos. O total deste débito é de R$39.894.000,00. Já foram pagos R$20.805.564,61, restando quitar R$19.088.435,39.

O prefeito Izaias Santana afirmou que é necessário que a administração esteja em dia no pagamento de empresas e fornecedores, para que a população possa usufruir dos serviços sem grandes problemas.

Ele ainda informou que “estamos negociando as dívidas deixadas pelo governo anterior, mas sempre pensando na continuidade dos serviços e, para isso, os recursos de 2017 devem ser utilizados prioritariamente para as necessidades deste ano”.

RESTOS A PAGAR – A Prefeitura regulamentou, por meio de decreto número 14, publicado no Boletim Oficial do Munícipio de 13 de janeiro de 2017, como será feito o pagamento de despesas realizadas pelo governo anterior que deveriam ter sido quitadas até dezembro de 2016.

(Jader Fernandes/PMJ Fotos:Alex Brito/PMJ)