Prefeitura anuncia criação de mais 6 km de ciclovias durante audiência pública

O encontro reuniu 50 pessoas na noite desta quarta-feira (9) na Câmara Municipal

Na noite da última quarta-feira (9), durante a terceira audiência pública do Plano Cicloviário Municipal, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí anunciou a criação de mais 6 km de novas ciclovias e ciclofaixas para a cidade.

O evento, que aconteceu na Câmara Municipal, reuniu 50 pessoas e teve o objetivo de discutir os resultados das duas primeiras audiências realizadas em 2017 e apresentar as projeções e estratégias para o ano de 2018.

Os novos trechos serão na Av. São Jorge, no Cidade Salvador, ligando com a Av. José Ribeiro Moreira, no Santa Marina; uma ligando a última avenida citada à Av. do Cristal; e, por fim, o trecho da nova ciclovia no Parque Linear no bairro Campo Grande, que terá extensão do Pátio dos Trilhos até o bairro Jardim do Vale. O anúncio também inclui a revitalização de alguns trechos já existentes.

Atualmente, a cidade de Jacareí conta com uma extensão de 8 km de malha cicloviária. Deste total, 5,3 km foram implantados em 2017, um aumento de 51% comparado a 2016.

Com a criação dessas três novas rotas, o município passará a atender a população até o final de 2018 com um total de 14.1 km de malha cicloviária, que representa um aumento de 43% de 2017 para 2018.

O trânsito é feito para pessoas e pensando nisso, iremos construir de forma conjunta um trânsito mais harmônico e humano, garantindo a segurança em todos os modais”, destacou Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana.

Para o ciclista Rodrigo Martins de 42 anos, morador do bairro Igarapés, “a apresentação do plano cicloviário é sem sombra de dúvidas um importante ganho para a cidade, não apenas para os ciclistas que utilizam a bicicleta como meio de transporte e lazer, como também para a população em geral, famílias e cidadãos que poderão usufruir dessas novas vias com maior dinamismo e praticidade”, destaca.

Já William Rufino Matias de 39 anos, morador do bairro Jardim Paraíso, destacou a importância das ações conjuntas entre população e poder público: “Tudo o que foi apresentado nessa terceira audiência pública do plano cicloviário municipal é de suma importância, pois trabalhando com ações e com a conscientização da população, você melhora a qualidade de vida das pessoas, impactando na qualidade de vida de todos, com a maior prática das pessoas dentro da modalidade esportiva que também é um meio de transporte e só faremos isso ouvindo a todos e trabalhando em conjunto”.

Resultados – Em 2017, a Secretaria de Mobilidade Urbana intensificou os trabalhos em prol dos ciclistas. Além da criação de ciclovias, o aumento de 400% das ações por mais educação e segurança no trânsito geraram a diminuição de 87% da morte de ciclistas na cidade.

(Guilherme Mendicelli e Márcio Moura/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)