Prefeitura agiliza emissão da credencial de idoso de 60 dias para 40 minutos

A Prefeitura de Jacareí está com um novo fluxo de emissão da credencial de idosos no AtendeBem. Com o novo método, o documento que demorava até 60 dias para ser criado agora é feito em 40 minutos. A credencial serve para que os idosos possam estacionar em vagas preferenciais.

Com o novo método, os funcionários realizam a emissão do documento através de um software específico para a função, agilizando a produção da credencial. O documento ainda conta com a chancela de relevo antifraude que garante sua autenticidade.

Para adquirir a credencial, o interessado deve ter mais de 60 anos e comparecer ao AtendeBem, localizado no térreo da Prefeitura. É preciso apresentar o CPF e comprovante de residência. Em caso de renovação também é preciso trazer o documento vencido. Em caso de extravio da credencial, basta uma cópia do Boletim de Ocorrência.

O novo método de emissão da credencial de idoso foi idealizado pelas secretarias de Mobilidade Urbana e Administração. O gerente de Atendimento ao Cidadão, Leandro Fogaça, afirmou que o serviço beneficiará muitos munícipes, pois reduzirá drasticamente o tempo de espera para receber o documento. “A parceria entre as duas secretarias foi fundamental para analisarmos todo o trâmite do processo que levava até 60 dias, com o objetivo de enxuga-lo ao máximo. Deste modo garantimos a eficiência na emissão de um documento tão importante para o munícipe”, concluiu.

O secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes esclareceu que o novo processo visa diminuir a burocracia no atendimento da população. “Estamos economizando tempo e dinheiro público. Reduzimos o tempo de espera dos nossos idosos, que merecem respeito e máxima atenção por tudo que já contribuíram ao longo da vida”, informou.

O diretor de Trânsito, Rodrigo Hoelzle, informou que após perceber as dificuldades dos idosos em adquirir as credenciais, resolveu-se simplificar o processo de confecção das credenciais. “Com a nova metodologia os idosos já saem da praça de atendimento com a credencial. O respeito ao cidadão e simplicidade nos processos é uma das premissas da Secretaria de Mobilidade Urbana”.

De acordo com informações do AtendeBem, em 2014 foram abertos 1.580 protocolos para emissão da credencial de idoso. Em 2015 foram 1.681 e em 2016 foram 2.675. Somente neste ano, mais de 900 munícipes já fizeram a solicitação para receber o documento. A credencial para deficientes continua com o trâmite normal na Diretoria de Trânsito, com análise e exame médico.

A CREDENCIAL – É uma Autorização Especial para o estacionamento de veículos, conduzidos por idosos nas vias e logradouros públicos, em vagas especiais devidamente sinalizadas para este fim. O cartão de estacionamento para idoso tem validade nacional. Contudo, cada município é responsável pela emissão do documento para o seu morador. A credencial deve ser renovada a cada cinco anos.

(Jader Fernandes/PMJ – Cristina Reis/PMJ)