‘Prefeito por um dia’ visita obras e assina decreto que institui o Dia do Leitor Mirim

“Adorei conhecer a creche e ver as crianças brincando. Visitar as obras de outras creches que logo serão entregues e acompanhar o dia a dia do prefeito Izaias foi um grande aprendizado”. Essa foi a conclusão do jovem estudante, Marcos Vinícius Galvão Ferreira, 13 anos, empossado na manhã desta quinta-feira (11), como ‘prefeito por um dia’ de Jacareí.

A solenidade ocorreu na Câmara Municipal onde também foi empossado o presidente da Câmara por um dia, Daniel Maris Andrade. Além do prefeito de Jacareí, Izaias Santana e da presidente da Câmara, Lucimar Ponciano, o evento contou com a presença da presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Maria Isabel Silva Soares e conselheiros, de secretários municipais, do vice-prefeito, Edgard Sasaki, do vereador, Paulinho do Esporte e de familiares dos jovens.

Marcos e Daniel foram escolhidos para os ‘cargos’ durante a XI Conferência Livre organizada pelo CMDCA em junho deste ano e que teve como tema central ‘Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências’.

O ‘Prefeito por um dia’ e o ‘Presidente da Câmara por um dia’ foi instituído em 1979 através da Lei Municipal 1900, de autoria do então vereador Adilson Arice. Atualmente, a lei vigente é a de número 4.793, de 2004, em conjunto com o Decreto Legislativo número 216 do mesmo ano.

Ao lado do prefeito Izaias, de sua mãe Elaine da Silva Galvão, dos quatro irmãos e de seu melhor amigo, Marcos Vinícius visitou as obras de construção da creche localizada na região central, próxima ao Parque da Cidade e da creche do Parque dos Príncipes, já em fase final de conclusão. Em seguida, foram até a creche do bairro Santa Paula, inaugurada no início do ano.

“Sinto muito orgulho do meu filho pelo seu envolvimento em projetos como esse que conscientizam o jovem para um futuro melhor”, reforça Elaine. Em 2016, Marcos foi presidente da Câmara por um dia e uma de suas irmãs atualmente, é vereadora jovem pela segunda vez.

Após o almoço, Marcos Vinicius ainda teve a oportunidade de visitar as obras de construção e duplicação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Central do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

“É muito importante esse ato simbólico tão rico em valor, pois aproxima as crianças de ações que parecem tão distantes e que são tão relevantes para o desenvolvimento do civismo”, afirma o prefeito Izaias Santana.

Leitor Mirim- Ao final do expediente, o prefeito por um dia, que estuda na escola ‘Silva Prado’, assinou o decreto de número 589 de 10 de outubro de 2018, que institui no município o Dia Municipal do Leitor Mirim.

O decreto tem como objetivo difundir o gosto pela leitura e de divulgar a importância do hábito da leitura para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente.

O Dia Municipal do Leitor Mirim será comemorado, anualmente, no dia 10 de outubro, em todas as unidades escolas da rede municipal de Jacareí.

Além da experiência de ter sido prefeito por um dia, Marcos Vinicius retornou para casa, no bairro Vila Formosa, com um cheque no valor de R$ 653,31, referente a um dia de trabalho do prefeito.

(Carolina Xavier/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)