Prefeito nomeia novos integrantes do Comitê Gestor da Santa Casa

Foi publicado, nesta sexta-feira (6), o decreto do prefeito Izaias Santana que nomeia os novos integrantes do Comitê Gestor da Santa Casa de Misericórdia de Jacareí.
O Comitê faz parte da intervenção administrativa que a prefeitura realiza na Santa Casa há 13 anos e é responsável pela fiscalização dos serviços, auditoria de contratos, finanças e assuntos jurídicos que garantam, consequentemente, um atendimento de qualidade à população.
Fazem parte do Comitê Gestor a secretária de Saúde, a médica Rosana Gravena, o advogado Nivaldo Paiva, indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); o médico Jorge Luiz Franzini Sutilo, presidente da Associação Médica de Jacareí, a arquiteta especializada em Saúde Pública, Maria Luiza Porto Mello, representando a sociedade civil e o secretário de Finanças do município, Claudio Luiz Tosetto, indicado pelo prefeito Izaias Santana.
O prefeito ressaltou a importância dos diferentes integrantes do Comitê, como representantes da OAB, Associação Médica, sociedade civil e secretária de Saúde, mas enfatizou a indicação de Cláudio Tosetto. “As questões da Santa Casa são estruturais e financeiras, por isso é muito importante a participação do secretário de Finanças, para que este ano a gente coloque as coisas em ordem e garanta um atendimento de qualidade para população”.
“A prioridade do novo Comitê é realizar uma fiscalização mais rígida dos serviços, equilibrar as finanças e otimizar os gastos da entidade para aumentar a qualidade e ampliar a capacidade de atendimento do hospital”, afirma Rosana Gravena, membro do comitê e secretária de Saúde.
Para a arquiteta Maria Luiza Porto Melo, recuperar a Santa Casa é, também, recuperar a autoestima das pessoas da cidade, que, além das necessidades médicas, têm uma relação emotiva com o prédio centenário.

“O prédio da Santa Casa é uma construção centenária que tem uma estrutura com enorme capacidade de se tornar um hospital referência de atendimento na cidade e região. Para isso, temos que repensar a dinâmica, os fluxos de trabalho e estudar as alterações estruturais necessárias, que interferem diretamente na qualidade e atendimento do hospital”, reforça Maria Luiza.
INTERVENÇÃO – A Santa Casa está sob intervenção da Prefeitura de Jacareí desde junho de 2003. Até então era administrada pela irmandade Santa Casa de Misericórdia, ligada a Igreja Católica.