Prefeito apresenta obras do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social do Município de Jacareí para comitiva da CAF

Escutar áudio do texto

O prefeito Izaias Santana apresentou nesta segunda-feira (29) para comitiva da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), o pacote de obras do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social do Município de Jacareí.  “Nossa cidade é acolhedora por natureza e seu povo é maravilhoso”, falou para os presentes, no início da apresentação, destacando que “o que temos pela frente é um desafio muito grande de vencer estas necessidades de Jacareí, e melhorar a qualidade de vida da população”.

No material apresentado, o prefeito ressaltou o diagnóstico dos números de Jacareí, na Mobilidade Urbana, no Meio Ambiente e na Macrodrenagem. Ele explicou que a infraestrutura urbana está defasada e não acompanhou o crescimento da frota atual do município, que está em 131.429 veículos, além da falta de acessibilidade, ciclovias e espaços públicos.

Após a apresentação do prefeito, a diretora de Projetos Sandra Srulevich, executiva principal da vice-presidência de Infraestrutura, esclareceu o que é a CAF, criada em 1970, para cinco países andinos do Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Já Manuel Cerveró, executivo da vice-presidência de Infraestrutura, agradeceu as explicações feitas pelo prefeito e o direcionamento de cada obra “com precisão”. Acrescentou: “Foram colocados os problemas no município e como estão sendo projetados, a metodologia, o suporte técnico e a importância para o desenvolvimento do município”.

Paulo Rodrigues, especialista da vice-presidência de Desenvolvimento Social, falou que ficará responsável pelas intervenções concentradas na macrodrenagem do Tanquinho e dos parques. Agradeceu as informações prestadas antes do início da missão.

Danny Rodriguez, especialista de Infraestrutura Viária da vice-presidência de Infraestrutura, também lembrou que estas obras são parte dos corredores. “Ficarei com a parte do tipo de asfalto, de inovações, da infraestrutura segura, íntegra, com democracia nas ruas para cadeirantes, ciclovias”, disse, acrescentando que, nesta avaliação serão conhecidas as localidades onde serão feitas as obras.

José Rafael Neto, executivo sénior do Setor Público e representante no Brasil, explicou que ele é quem acompanha todas as operações no Brasil. “Em Jacareí serão três dias em que iremos conversar com os responsáveis por cada área, as condições que vão ser colocadas”, disse, agradecendo ainda o levantamento das metas institucionais e obras transversais como iluminação e arborização entre outras.

A comitiva da missão pela CAF é composta pelo executivo sênior do Setor Público (representação no Brasil) José Rafael Neto, e executivos de Infraestrutura e especialistas, com uma delegação mista de técnicos brasileiros e estrangeiros.

Todos se colocaram à disposição do município para as questões do processo.  Estiveram presentes ainda na apresentação com prefeito, os secretários, a presidente da Câmara Lucimar Ponciano e demais vereadores, além do corpo técnico da prefeitura.

Projeto – O prefeito entregou à Presidência da Câmara e vereadores, na última sexta-feira (26), o projeto de lei que autoriza o município a contratar um empréstimo de 60 milhões de dólares (240 milhões de reais) com a CAF. A equipe da CAF estará em Jacareí até quarta-feira (31) para avaliação dos locais das futuras obras e verificação dos projetos, além da realização de uma pré-minuta deste contrato de financiamento do programa.

De segunda (29) a quarta-feira (31), serão realizadas rodas de discussão sobre o status e os avanços dos projetos nas atividades ambientais e sociais, viárias, de mobilidade, logística e desenvolvimento social.

Confira o pacote de obras do Programa:  

8 obras viárias – 21,10 km de malha viária

Implantação do Eixo Avenida Malek Assad – Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco (terceira ponte)

Pavimentação da Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino e interligação com o Parque Meia-Lua e novo acesso à Avenida Getúlio Vargas

Duplicação da Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco

Implantação do Eixo Nilo Máximo – Euryale de Jesus Zerbini (José Theodoro ao Campo Grande)

Interligação da Rodovia Nilo Máximo – Rodovia Geraldo Scavone

Interligação da Avenida Davi Lino com a Avenida Málek Assad – Parque Meia-Lua

Remodelação do entroncamento da Avenida Adhemar de Barros – Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino e Getúlio Vargas

Macrodrenagem do Córrego do Tanquinho – que beneficiará a região do Jardim Emília e Terras da Conceição, evitando enchentes. A ação atenderá o a uma reivindicação antiga dos moradores

Expansão da Malha Cicloviária

Interligação de todas as regiões da cidade com o Parque da Cidade, passando pelos EducaMais pelos trechos Parque da Cidade/Parque Meia-Lua, Parque da Cidade/Lucas Nogueira Garcês, Parque da Cidade/Jardim do Vale, Parque da Cidade/Villa Branca, Orla Rio Paraíba/Jardim Emília, Orla Rio Paraíba/Morro do Cristo.

Formação de Parques

Revitalização da Orla do Rio Paraíba do Sul

Criação do Parque Linear do Rio Paraíba do Sul

Criação do Horto Florestal “Seo Moura”

Recuperação Ambiental do Parque do Morro do Cristo

Parque Linear do Córrego do Tanquinho

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)