Praça Júlio de Mesquita é entregue totalmente revitalizada

Helle Assef, moradora há mais de 40 anos do bairro

O entardecer foi ainda mais lindo na última quinta-feira para os moradores do Parque Brasil. Foi entregue, totalmente revitalizada, a praça Júlio de Mesquita (Avenida Francisco Grespan com rua Danton Siqueira Malta).

Na cerimônia estiveram presentes o prefeito Izaias Santana, vice-prefeito Edgard Sasaki, secretários, vereadores e moradores do bairro, além de alguns funcionários responsáveis pela obra. “Foi um trabalho conduzido com muito carinho e dedicação por todos os envolvidos”, pontuou o diretor responsável pela obra, Marcos Maturano.

O prefeito, em seu discurso, comentou a necessidade de ações como essas. “Este espaço, uma das maiores praças de nossa cidade e os moradores aguardavam por mais de 30 anos por obras assim. É muito prazeroso fazer uma entrega como essa em nossa cidade”, disse.

Entre os moradores, Helle Assef, moradora há mais de 40 anos do bairro, foi a primeira munícipe a plantar uma árvore no novo espaço: “Ficou lindo, deu uma nova vida para esse espaço tão importante no bairro”.

Ao todo, 36 árvores foram plantadas na inauguração do espaço, de 5 mil metros quadrados, que foi totalmente revitalizado pela Secretaria de Meio Ambiente, em quatro meses de obra.

Os trabalhos foram realizados em várias etapas, para a implantação do paisagismo, instalação de iluminação e troca de postes. Todas as lâmpadas convencionais nas ruas do entorno da praça também foram trocadas por luminárias de LED. O piso também foi substituído.

Foi realizada a manutenção do playground e bancos, além da poda de árvores, pintura, calçadas novas, troca da grama, canteiro e acessos. Cada fase foi feita com fechamento da área de alambrado, para dar maior segurança aos frequentadores do local. Todos os serviços tiveram o apoio das Secretarias de Infraestrutura, Mobilidade e Esportes.

Outras ações: Neste primeiro semestre de 2019 já foram realizadas manutenções em outras sete áreas de lazer nos bairros Jardim Esperança, Parque Santo Antônio, São Silvestre, Vila Formosa e Altos de Santana, além da implantação de um novo jardim, localizado entre as avenidas Santa Maria e Engenheiro Davi Monteiro Lino. As manutenções incluem adequação, reforma e pintura de piso, mobiliário e playground, poda de árvores, limpeza e organização geral.

Em abril, a Prefeitura de Jacareí inaugurou uma nova praça no bairro 22 de Abril, na rua 1º de Julho com rua 2 de Novembro. A construção da praça durou cerca de 40 dias. Durante o serviço foi realizado terraplenagem, calçamento, canteiros, plantio de 23 árvores (11 delas plantadas na inauguração), instalação de bancos e mesas, construção de palco coberto, reparo no abrigo de ônibus, plantio de bambu para prevenção contra erosão na encosta, instalação de guarda-corpo, e instalação de iluminação de LED.