Porteiro ‘retoma’ convívio social com ajuda da Assistência Social

Sair da rua é uma opção que só é possível com a ajuda das pessoas de bem  e da Assistência Social”. Foi assim que Elias Santana, 37 anos, definiu a retomada de sua vida em sociedade.

Após vir de Guarulhos com dependência química, Elias ficou, aproximadamente, nove meses em situação de rua, passando por diversos serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social. Com orgulho, ele conta que “a equipe de abordagem foi primordial na minha decisão de sair da rua. A relação de confiança e amizade foi decisiva”.

Atualmente casado e com um filho de 9 anos, trabalha de porteiro em uma empresa que presta serviços à Prefeitura de Jacareí, e conduz um trabalho que auxilia pessoas em situação de rua na aquisição de roupas e vagas em clínicas de apoio.

Uma das primeiras funcionárias da Assistência Social a abordá-lo, em 2012, Adriana Borrego atualmente é supervisora especializada em Abordagem Social da secretaria e conta que Elias fazia uso de substâncias psicoativas e não era receptivo com a equipe no início. No entanto, com o tempo e as abordagens diárias foi sendo criado um vínculo com os profissionais. “Através dessa relação foram ofertados alguns serviços de atendimento social, auxiliando-o nesse processo”, explicou.

Ainda segundo ela, a força de vontade que ele demonstrou se somou aos tratamentos oferecidos e o resultado foi dentro do esperado.

Elias foi atendido na Casa de Passagem (espaço destinado ao acolhimento de migrantes para higiene e pernoite) e no Centro Pop (serviço de atendimento que oferece atividades no auxílio do fortalecimento de vínculos), além das abordagens constantes.

Abordagem Social: Diariamente, a equipe da secretaria aborda, aproximadamente, 13 pessoas em situação de rua. Segundo dados da própria secretaria, a região central concentra a maioria da população, sobretudo no Largo do Riachuelo, Mercado Municipal e rodoviárias. A equipe de abordagem é composta por nove profissionais (supervisores, agentes comunitários, motoristas, administrativos e auxiliares de serviços gerais).

Mapeamento: Para nortear e auxiliar no planejamento de ações para a população em situação de rua, a Secretaria de Assistência Social promoveu um mapeamento, realizado durante 14 dias, totalizando 130 horas, nos períodos diurnos e noturnos, dos dias 27 de março a 9 de abril do ano passado. Das pessoas abordadas, 54% eram munícipes moradores de rua, 22% com residência fixa, mas trabalhavam de forma informal na rua (olhando carros, mendicância ou artistas de rua) ou faziam uso de substâncias ilícitas e 23% eram migrantes, sendo que deste total 95% eram homens e de faixa etária entre 18 e 60 anos. Quanto a escolaridade, 35% dos abordados tinham ensino fundamental incompleto.

Ainda segundo a secretaria, um novo mapeamento será realizado este ano para atualizar os dados e nortear as ações da pasta.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)