Portal da Transparência sobre gastos públicos contra a COVID-19, em Jacareí, recebe boa avaliação do Observatório Social do Brasil

O Portal da Transparência da Prefeitura de Jacareí, dedicado a expor informações específicas sobre receitas, despesas, contratações, processos de compras e outras publicações relacionadas aos gastos públicos gerados pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), recebeu avaliação positiva do Observatório Social do Brasil.

A avaliação do nível de transparência no combate à COVID-19 foi divulgada nesta sexta (5). Na região do Vale do Paraíba, foram avaliados os municípios de Jacareí, Pindamonhangaba e São José dos Campos. A cidade de Jacareí, com 76,6 pontos foi a melhor avaliada e ocuparia o 3º lugar se fosse comparada com as capitais brasileiras no ranking de transparência sobre as contratações emergenciais de enfrentamento da pandemia, segundo divulgou o Observatório.

A metodologia foi desenvolvida pela ‘Transparência Internacional – Brasil para o Ranking de Transparência no Combate à COVID-19’, com o objetivo de identificar e promover as melhores práticas de transparência nas informações referentes às contratações emergenciais realizadas em resposta à pandemia. A escala vai de zero a 100 pontos. Os municípios de Pindamonhangaba e São José dos Campos (SJC) ficaram com 56,9 e 48,1 pontos, respectivamente.

Portal – No site da Prefeitura de Jacareí, o internauta pode acessar esta nova área do site por dois caminhos: pela home, no ícone ‘Transparência’ (clicando no botão ‘COVID-19’), ou pelo Portal Coronavírus (clicando no selo ‘Transparência’). O acesso pode ser feito por computador, tablet ou smartphone.

“Nos momentos de crise, a transparência se faz ainda mais essencial na busca pela aplicação eficiente dos recursos públicos. Estamos aperfeiçoando, ainda mais, nosso portal para que o controle popular possa ser exercido de forma clara e objetiva”, afirma o secretário de Governo de Jacareí, Celso Florêncio.

Link – O endereço direto para a página de Prestação de Contas sobre gastos públicos gerados pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), em Jacareí, é: http://siap.jacarei.sp.gov.br/portal-transparencia/covid-19/painel

Legenda: Ranking divulgado pelo Observatório Social do Brasil sobre transparência das Prefeituras no combate à Pandemia

Crédito da Imagem: Observatório Social do Brasil