PLiJ promove oficina de escrita criativa e lançamento de livros premiados

O PliJ – Primeiro Prêmio Literário de Jacareí, aconteceu neste sábado (16) na Sala Mário Lago, garantindo casa cheia de apreciadores de livro.

O evento comemorativo contou com uma oficina de literatura e o lançamento dos livros premiados de Rafael Quintinano: “Elétrons no Céu de Netuno”, Larissa Bueno: “A Mudança que eu não vi” e Giorgio Cappelli: “Quem tem medo dos lobos do mal”.

Com o objetivo de fomentar a cultura literária na cidade, o Jornal Semanário elaborou o I Prêmio Literário de Jacareí e foi um dos selecionados pela Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Jacarehy, que permite que empresas destinem partes de seus impostos para patrocinar projetos culturais.

Assim, a Suzano, ao receber a proposta do Semanário, aceitou e aprovou patrocinar esta iniciativa. O foco do projeto cultural foi difundir a literatura e incentivar os escritores da cidade.

Os escritores Carol Rodrigues, Ana Laura Estaregui e Santiago Nazarian foram os convidados a realizar a curadoria e a seleção dos vencedores. Além da seleção, eles foram responsáveis por, após analisarem todas as inscrições, levantarem temas sobre literatura para trazer à cidade, como forma de incentivo e suporte aos escritores do município.

O PLIJ “I Prêmio Literário de Jacareí” foi beneficiado pela lei municipal 3.648/1995 (Lei de Incentivo à Cultura), com apoio da Prefeitura Municipal de Jacareí e Fundação Cultural José Maria de Abreu e patrocínio da Suzano.

(Texto: Assessoria/FCJ – Fotos: Divulgação)