Plenária avalia resultados da 8ª Conferência de Saúde de Jacareí

Na próxima sexta-feira (4), das 7h30 às 13h, o Educamais Jacareí recebe plenária da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Jacareí. O evento tem o objetivo de avaliar e permitir que os gestores prestem conta do andamento e execução de propostas elaboradas na última conferência de saúde, em 2015.

A conferência municipal de saúde acontece de quatro em quatro anos para elaborar, orientar e direcionar políticas públicas dessa área. Na última, em maio de 2015, oito eixos temáticos nortearam o debate e a elaboração de propostas para a área, que foram: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e Relação Público–Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; Reformas democráticas e populares do Estado.

Os debates sobre os temas geraram 84 propostas para conduzir as ações da Saúde, que foram elaboradas por delegados que representaram usuários do SUS (50%), trabalhadores da saúde (25%), gestores de saúde (25%).

Dois anos após o evento, os gestores prestarão contas e avaliarão como andam a execução das propostas, além de reavaliar resultados e ações em conjunto com os participantes da plenária.

No fim do evento, será gerado um relatório que embasará os gestores na elaboração do plano municipal de saúde, que tem duração de quatro anos (2018-2021), e deve ser apresentado para o Conselho Municipal de Saúde (COMUS).

Podem participar da plenária usuários SUS, trabalhadores e gestores das unidades de saúde, conselheiros do Conselho Municipal de Saúde (COMUS) e qualquer pessoa que tenha interesse.

O SUS é uma política democrática, que dá voz para todos envolvidos. Esse é um momento que contempla a participação popular, além de ser extremamente importante para prestarmos contas e avaliar o que conseguimos avançar e o que ainda falta dentro das propostas legitimadas na última conferência”, afirma Marilis Cury, diretora de Serviços de Saúde.

O Educamais Jacareí fica na avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3.595 – Jardim Marcondes, Jacareí.