Plano Plurianual (2018-2021) é apresentado para vereadores de Jacareí

Nesta quarta-feira (04), o prefeito Izaias Santana subiu à tribuna da Câmara Municipal de Jacareí para apresentar e defender junto aos vereadores o projeto de lei que oficializa o Plano Plurianual (PPA) para os próximos quatro anos (2018-2021). A discussão e votação do projeto deve acontecer nas próximas semanas.

O documento é um instrumento de organização das demandas do governo e contém as principais intervenções que a administração pretende realizar até 2021. Ele é composto pelo contexto macroeconômico do município, que define parâmetros e estabelece limites do viável e do não viável economicamente; pelo programa de governo do atual grupo gestor; e pelas necessidades administrativas da máquina.

As secretarias foram organizadas e divididas em três eixos: social, desenvolvimento sustentável e gestão. No total, a expectativa de investimentos na cidade nos próximos quatro anos é de R$ 4,4 bilhões. A área social fica com a maior parcela dos investimentos do período, que comprova a prioridade da atual administração. Ao todo, estão previstos R$ 1,962 bilhões em quatro anos, com foco em saúde, educação e assistência social.

“A aprovação da lei que oficializa o PPA é um momento muito importante para a cidade, pois esse é o documento que transforma necessidades da cidade em projetos específicos. Aprovar o plano significa sinalizar para a sociedade e para os poderes organizados quais as mudanças que queremos fazer na nossa cidade”, afirmou Izaias Santana durante discurso na tribuna da Câmara.

Maior investimento – A Secretaria de Saúde concentra o maior montante de investimentos. Ao longo dos próximos quatro anos a estimativa é de R$ 856 mi para a área. Entre as principais realizações, estão a abertura da ala adulta da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Thelmo de Almeida Cruz, a construção de novas UBS’s, o aumento do número de leitos de UTI na Santa Casa e o fortalecimento de serviços especializados na área.

Obras viárias – A mobilidade urbana, que foi elencada, por audiências públicas com a população e entidades de classe, como uma das principais demandas da população, receberá atenção especial e prevê dez grandes obras viárias, como a construção da terceira ponte. Dados mostram o alto número de automóveis na cidade, que dobrou sua quantidade em 11 anos, passando de 45,5 mil em 2005 para 84,8 mil em 2016, reforça a necessidade de investimento em alternativas viárias que desafoguem o trânsito.

Conheça um resumo dos principais pontos do Plano Plurianual (2018-2021):

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)