Plano Municipal de Turismo é aprovado pela Câmara dos Vereadores

Tornar Jacareí um Município de Interesse Turístico e receber repasses do Governo do Estado. Essa é a proposta do Plano Municipal de Turismo, aprovado nesta quarta-feira (6) pelos vereadores.

O projeto elaborado pela Secretaria de Desenvolvido Econômico, tem como objetivo destacar os principais pontos turísticos do município e maneiras de torná-los mais atrativos, evidenciando a localização geográfica e todos os aspectos históricos da cidade.

De acordo com o projeto, o município possui uma rede com 24 opções de hospedagem, entre hotel, motel e resort que oferece cerca de 700 unidades habitacionais.

Sobre os atrativos turísticos, destaca-se a Sala Ariano Suassuna, Parque da Cidade, Biblioteca Municipal, Viveiro Municipal, antiga estação ferroviária, Mercado Municipal, e outros.

A proposta inclui também a criação de uma Diretoria de Turismo, aumento de 20% na arrecadação do setor e a implantação de um roteiro turístico.

O próximo passo é encaminhar o plano à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para aprovação e, em seguida, se tornar um município de Interesse Turístico, sendo apto a pleitear recursos anuais de R$ 550 mil vindos da Secretaria de Turismo do Estado para investir em melhorias no setor.

Aumento no número dos municípios – No dia 31 de maio, o governador Geraldo Alckmin sancionou duas leis oficializando as primeiras 20 cidades paulistas como Municípios de Interesse Turístico (MIT). Até o final deste ano, outras 120 cidades devem receber o título de MIT.

(Victor Copola/PMJ- Fotos: Alex Brito/PMJ)