Plano Diretor: participação popular é destaque em oficina do Conselho Gestor

A importância da participação popular foi o destaque na discussão da primeira oficina de capacitação do Conselho Gestor para a revisão do Plano Diretor, promovida na noite de quarta-feira (19), pela Prefeitura de Jacareí e pela UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba).

O evento, realizado na Escola de Gestão Pública, contou com a participação de 60 pessoas. A próxima oficina para revisão do Plano Diretor vai ocorrer em 17 de março, no Educamais Jacareí. O evento é aberto a toda população.

O professor da UNIVAP, Paulo Romano, destaca que a visão técnica é necessária, entretanto a discussão coletiva é fundamental para a elaboração de diretrizes sobre como e para onde a cidade deve crescer. “Ainda existe a cultura de que o que é público não é meu. E a cidade é um bem público e de todos. E isso precisa ser bem discutido porque muita gente não sabe disso. O Plano Diretor permite o exercício da vida, precisa envolver a participação das pessoas”, comenta.

Romano reforça, ainda, que a oficina tem como objetivo ‘instrumentalizar’ os habitantes da cidade. “A população precisa ter voz e que sua voz seja ouvida como instrumento de planejamento na elaboração do Plano Diretor”, finaliza.

VOTAÇÃO DO CONSELHO – Na sexta-feira (28) serão publicados no Boletim Oficial de Jacareí as regras e os locais de votação do Conselho Gestor. A eleição está prevista para 21 de março em cinco regiões da cidade: Norte (Parque Meia Lua), Sul (Parque Santo Antônio e Jardim Paraíso), Leste (Cidade Salvador e Parque Califórnia), Oeste (Primeiro de Maio, Jardim Esperança e Vila Garcia), e Centro. Todos os eleitores registrados podem votar. É só levar o título de eleitor ou RG. A Prefeitura também publicou no último dia 19 de fevereiro, no Boletim Oficial, a lista com todas as entidades homologadas a participar da eleição do Conselho Gestor. Para conferir, clique aqui.