Plano Diretor: Audiências Públicas estão na reta final

Desenvolvimento sustentável e expansão da área comercial foram temas que pontuaram a penúltima audiência pública sobre a atualização do Plano Diretor, realizada na noite de quinta-feira (26), na EMEF Barão de Jacareí. A última audiência está agendada para terça-feira (30), às 19h, na Câmara Municipal.

As audiências vêm sendo promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, com o objetivo de explicar como funciona o Plano Diretor para população. Além de entender como funciona a lei, os munícipes também têm a oportunidade de participar com sugestões e propostas para a construção de políticas públicas que visam ao crescimento ordenado da cidade.

O empresário Paulo Roberto Garrido Lucas, que atua na área de mineração, sugeriu a exploração sustentável. Segundo ele, após o esgotamento da jazida, é importante que a legislação cobre das empresas a revitalização da área. “Com a exploração sustentável as cavas, ao contrário de serem abandonadas e tornarem-se local de risco, podem ser viabilizadas economicamente e se transformarem em áreas de lazer como parques e pesqueiros”, expõe.

Já a dona de casa, Erica Bassi, propôs a expansão de agências bancárias para a região do São João.

De acordo com o diretor de Licença Urbanística, Samuel Alves Lanzilotte Gonçalves, são sugestões importantes que serão consideradas na revisão do Plano Diretor. “A exploração sustentável de minérios já está contemplada no Plano Diretor. A descentralização e expansão de comércio e serviços também constam da lei. Depende apenas do interesse da iniciativa privada de se instalar na região”, adiantou.

Plano Diretor – O Plano Diretor de Ordenamento Territorial é a lei municipal que orienta como a cidade vai crescer, incluindo o seu desenvolvimento social, econômico e ambiental, de maneira equilibrada e sempre considerando as necessidades dos cidadãos. O objetivo é garantir o bem-estar da população em sua moradia, trabalho, transporte, segurança, saúde, educação, lazer, qualidade ambiental, cultura, entre outros.

Sugestões – No site: www.jacarei.sp.gov.br/planodiretor está disponível para consulta a Cartilha do Plano Diretor, dando orientações sobre as propostas em discussão. Dúvidas, sugestões e propostas podem ser enviadas para o seguinte e-mail: [email protected]. Um volume impresso da Cartilha também se encontra disponível na Secretaria de Planejamento, localizada na Rua Lamartine Delamare, 153, Centro, Jacareí.

(Rosana Antunes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)