Plano Diretor: Audiências públicas chegam à região sul

Planejar o crescimento da cidade de forma ordenada não é só uma decisão política, mas pode sim ter a participação dos cidadãos a partir de ideias e sugestões. E é pensando nesta contribuição que a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Planejamento, iniciou em 9 de outubro as audiências públicas sobre o Plano Diretor em todas as regiões da cidade, incluindo a área rural.

Segundo a secretária de Planejamento, Rosa Sasaki, a iniciativa tem como objetivo explicar como funciona o Plano Diretor e mostrar que a população pode e deve ajudar na construção de políticas para o desenvolvimento da cidade. “Saber como e onde a cidade pode ter atividades econômicas, industriais, de habitação e de mobilidade. Quais as regiões onde pode melhorar e para onde crescer, tudo isso é importante e a participação da população que faz parte da cidade”, comenta.

Para a vendedora Márcia Gonçalves de Souza, a audiência pública é uma “boa oportunidade” para a população ser ouvida. “Hoje tudo é por meio da tecnologia, quase tudo é por e-mail. Acho muito boas essas reuniões onde a gente pode falar pessoalmente. Até trouxe tudo anotado no papel. São ideias minhas e também de alguns vizinhos que não puderam vir”, diz Márcia que é moradora do Jardim Paraíso. Ela participou da Audiência Pública na região Sul, realizada na noite de quinta-feira (18), que contou com a presença do prefeito Izaias Santana. Outra audiência está programada para sábado (20), também na região sul, mas desta vez na área rural. Já foram realizadas audiências públicas na região oeste e leste da cidade.

Plano Diretor – O Plano Diretor de Ordenamento Territorial é a lei municipal que orienta como a cidade vai crescer, incluindo o seu desenvolvimento social, econômico e ambiental, de maneira equilibrada e sempre considerando as necessidades dos cidadãos. O objetivo é garantir o bem-estar da população em sua moradia, trabalho, transporte, segurança, saúde, educação, lazer, qualidade ambiental, cultura, entre outros.

Sugestões – No site: www.jacarei.sp.gov.br/planodiretor está disponível para consulta a Cartilha do Plano Diretor, dando orientações sobre as propostas em discussão. Dúvidas, sugestões e propostas podem ser enviadas para o seguinte e-mail: [email protected]. Toda a comunidade está convidada para participar das audiências públicas. Um volume impresso da Cartilha também se encontra disponível na Secretaria de Planejamento, localizada na Rua Lamartine Delamare, nº153, Centro, Jacareí.

Confira as próximas audiências públicas:

23/10 – Rural Norte – EMEIF Prof. Tarcísio Francisco Barbosa

Rua dos Professores, 120, Primeiro de Maio – 19h – 21h

25/10 – região Central – EMEF Barão de Jacareí

Praça Independência, 369, São João – 19h – 21h

27/10 – região Norte – EMEF Prof.ª Beatriz Junqueira da Silva Santos

Avenida Alcides Arnaldo Taino, 1240, Parque Meia-Lua – 9h – 11h

30/10 – região Central – Câmara de Vereadores

Praça dos Três Poderes, 74, Centro – 19h-21h.

(Rosana Antunes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)