Piscinas do EducaMais São João reabrem com pais e crianças

As piscinas do EducaMais São João foram reabertas nesta última terça-feira (09), com a presença dos pais e crianças da rede municipal, que praticam aulas de natação no local. Neste primeiro dia após a conclusão da reforma, a mãe do aluno Isaque, Edineia Ladeia, aprovou o espaço e falou: “Os médicos recomendavam que meu filho praticasse algum exercício, pois ele está um pouco acima do peso. Para mim está sendo uma maravilha, pois não tenho condição de pagar uma aula particular e ele estava precisando muito. Isaque adora água e com certeza participará das atividades duas vezes por semana”, disse.

O prefeito Izaias Santana apresentou as novas instalações para os vereadores presentes, explicando cada detalhe da Casa de Máquinas das piscinas do EducaMais São João. “São equipamentos modernos, com geração automática de cloro para manter a qualidade da água”.

Continuou: “Os filtros de agua são permanentes. Com isso podemos evitar qualquer tipo de contaminação, qualquer tipo de irritação na pele, nos olhos, e se as crianças eventualmente fizerem ingestão dessa água não fará mal. Investimos para garantir a qualidade no tratamento, na economia, com cloro, PH, para manter a água boa”.

“Esta Casa de máquinas é o que há de mais moderno em termo de piscina. Em cima da casa de máquinas tem um sistema de aquecimento para uso tanto das crianças como dos adultos, para temperatura ambiente, podendo ser usado no inverno e no verão. Serão piscinas aquecidas de acordo com as necessidades”, destacou o prefeito.

Izaias informou que são duas piscinas para adultos mediante inscrições e programas da Secretaria de Esportes e Recreação, e a infantil para as crianças da rede pública municipal. “Estamos entregando estes dois novos equipamento de piscinas, nos EducaMais São João e Centro, com um investimento total de cerca de três milhões de reais, necessários para afastar os riscos, garantir a qualidade e prestar um serviço adequado à população”.

“Hoje começam as primeiras turmas, devagar em razão do tempo. Estamos entregando oficialmente hoje este equipamento importante, que ficou um bom tempo parado e fechado. Quando começamos a fazer a reforma, os problemas apareceram na tubulação e houve afundamento de parte do terreno”, esclareceu.

O prefeito ressaltou que foi preciso recuperar a cobertura e investir pesadamente na parte física e estrutural, e também sobretudo nos equipamentos, “para garantir equipamentos públicos de qualidade para a nossa população. As crianças vão festejar e comemorar o retorno das piscinas com segurança e com água de qualidade”, completou o prefeito.

Já a secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino também destacou: “Estamos reabrindo as piscinas de uma forma extremamente responsável, com tudo dentro das normas e dos padrões necessários para a segurança das nossas crianças e qualidade do trabalho”.

A professora de natação Vanessa Costa explicou: “Realizamos uma aula de iniciação e introdução da criança na piscina e natação. Ajudamos a criança a perder o medo e ganhar confiança.  As atividades durante a aula são realizadas por meio de músicas e exercícios lúdicos”.

O EducaMais São João fica na Rua Chiquinha Schürig, nº 169, São João. Foram inscritos 720 alunos da rede municipal de Ensino, nos períodos manhã e tarde, para crianças com idade mínima de 4 anos e máxima de 11 anos e 12 meses para as aulas de natação.

EducaMais Centro – As aulas de natação no EducaMais Centro (situado à Rua Alfredo Schurig, 20, Centro, telefone 3953-5080) foram retomadas em agosto para 1.200 alunos da rede municipal. De forma complementar, a Secretaria Municipal de Educação está atendendo a partir de agora todas as normas para piscinas públicas. Foram realizados os seguintes serviços nas piscinas dos dois EducaMais: readequação da estrutura, troca de toda a tubulação de água quente e fria, troca de todas as bombas e filtros, novas instalações elétricas e hidráulicas, aquecimento em todas as piscinas, controle da qualidade da água e controle de Cloro e PH.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)