PAT registra aumento de 40% no volume de contratações em maio

Posto do Atendimento ao Trabalhador de Jacareí registrou 62 contratações em maio, superando resultados do primeiro quadrimestre de 2019

Mesmo com um cenário nacional não tão otimista, o Posto de Atendimento (PAT) de Jacareí vai à contramão do panorama da RMVale e apresenta resultados que se destacam na região.

As contratações do mês de maio superaram 40% da média do quadrimestre de 2019, alcançando 62 contratados no município. Além disso, o volume total de atendimento também em maio foi 20% superior à média do primeiro quadrimestre.  Foram mais de 270 atendimentos por dia, alcançando o recorde de aproximadamente 6 mil atendimentos mensais.

O número de atendimentos relacionados aos currículos que auxiliam na preparação da apresentação do candidato às vagas de trabalho dobrou. De janeiro a maio de 2019, foram realizados 2 mil atendimentos, entre impressões e atualizações. Já no mesmo período deste ano, foram mais de 4.500 mil munícipes com currículos atendidos.

Outra informação relevante é que maio foi o melhor mês do ano para o Banco do Povo, com 90 mil reais de investimento destinados ao pequeno e micro empreendedorismo local.

De acordo com a Diretoria de Trabalho e Renda, os dados são frutos das diversas ações desenvolvidas durante o ano, como o Mês do Trabalho, em maio.

Mês do Trabalho

Em maio, a Secretaria de Assistência Social, por meio da Diretoria de Trabalho e Renda promoveu um mês repleto de atividades em comemoração ao Mês do Trabalho, que trouxeram resultados positivos e tiveram o objetivo de auxiliar na busca pelo primeiro emprego, retomada ao mercado de trabalho e capacitação profissional.

A palavra que expressa o que sinto é gratidão. Ficamos muito felizes com as parcerias que firmamos com as entidades que foram fundamentais para este sucesso. Além disso, vale lembrar que este resultado é fruto das ações descentralizadas que o PAT vem traçando desde o ano passado”, explicou Patrícia Juliani, secretária da pasta.

Entre os resultados do balanço geral, só para PCD’s (Pessoa com Deficiência Física), foram seis vagas  captadas e 20 encaminhadas para entrevistas de emprego.

Para os jovens que participaram do mutirão, foram emitidas 44 novas Carteiras de Trabalho e mais de 100 currículos foram impressos. Além disso, 60 jovens da JAM (Jacareí Ampara Menores) realizaram diversos treinamentos pelo PAT, assim como jovens da Fundação Casa, Desafio Jovem Ebenézer, entre outros e, o CIEE cadastrou mais de 160 jovens também durante a ação no PAT, incluindo três PCD’s.

Sabemos que a população mais exposta às vulnerabilidades sociais é a que mais sofre os efeitos da crise. Por isso, neste ano, conseguimos aprofundar ainda mais as ações de capacitação voltadas a esse público. O jovem também protagonizou uma parcela importante e as parcerias como CIEE ou Poupatempo ampliaram o nosso foco de atuação”, concluiu Leandro Fogaça, diretor de trabalho e renda.