Passeio Público e Acessibilidade são temas de estudos da Comissão de Regulamentação de Calçadas

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Planejamento vem desenvolvendo um trabalho conjunto de estudos para regulamentação dos critérios de construção, conservação e acessibilidade das calçadas em todo o município. Com este objetivo, foi criada uma comissão que estuda a regulamentação de calçadas, que conta com membros das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Segurança e Defesa do Cidadão, Meio Ambiente e estendeu a participação de profissionais da área técnica do SAAE.

Na última reunião, realizada na semana passada, foram tratados assuntos envolvendo o tamanho das calçadas no Centro, buscando soluções para melhorias de locais em que o pedestre tem maior dificuldade em transitar, observando as interferências na mobilidade, conservação, possibilidade de alargamento do passeio e influência no tráfego de veículos.

A equipe técnica está elaborando os levantamentos, diagnóstico de locais a serem padronizados e a forma de execução dos passeios. O resultado deste trabalho é fundamental para a criação de normativas contendo instruções técnicas para execução das calçadas, de modo a garantir melhor adequação dos espaços urbanos, mobilidade da população e acessibilidade universal aos idosos, portadores de deficiência e mobilidade reduzida, proporcionando segurança e contribuindo na qualidade do ambiente urbano. 

(Marta Fernandes/PMJ –Fotos divulgação)