‘Participa Jacareí’ é oportunidade para população se manifestar

Escutar áudio do texto

A Prefeitura iniciou na noite de segunda (25) o projeto Participa Jacareí, que tem como objetivo a elaboração do orçamento 2020, por meio de consultas públicas em diversas regiões da cidade. A programação segue até o dia 17 de abril. (Confira a programação completa abaixo).

O primeiro evento foi realizado na EMEIF Roberto Donizete de Souza, no Jardim Flórida. E na quarta-feira (27), é a vez da região do Bandeira Branca receber o projeto, que será apresentado às 19h, na EMEIF Jean Jacques Rousseau – Rua Joaquim Simões Pires, 18.

De acordo com o secretário de Governo, Celso Florêncio, como o próprio nome diz, o projeto ‘Participa Jacareí’ visa estimular a participação popular no planejamento da cidade, a partir da LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias). “A participação dos moradores, que podem contribuir com sugestões e reivindicações, é a melhor forma para definir as prioridades do município”, afirmou.

A veterinária Milena Mello concorda que a participação popular é “importante”. “É uma oportunidade para o povo se informar, mas falta interesse”, lamentou. A integrante da Associação de Moradores do Jardim Flórida, Sonia de Fátima Calegari Ferreira, também elogiou o projeto. “É importante iniciativas como essa onde a gente pode se manifestar pessoalmente. E a população não pode ficar desmotivada, tem que participar, apresentar suas sugestões, suas reivindicações”, disse.

Durante o evento, o secretário pontuou investimentos da gestão atual em vários setores da administração municipal, como a entrega de três creches este ano e mais duas que serão entregues este ano e outras duas em 2020. Na Saúde, o secretário destacou que houve um “avanço significativo” na realização de consultas. “O atendimento subiu de R$ 120 mil para R$ 164 mil”, frisou.

As obras do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) que vêm ocorrendo na cidade também foram citadas. O secretário explicou a importância das obras, apesar de muitos moradores reclamarem do transtorno. “Essas obras são extremamente importantes e se não fossem executadas a cidade corre o risco de ficar sem água canalizada futuramente”, esclareceu. “Também estamos investindo em saneamento para que em 2020 a cidade tenha 100% do esgoto tratado e o Rio Paraíba limpo. E investimos na limpeza e drenagem dos córregos, o que impacta diretamente nos problemas enchentes”, completou.

Programação

Março

27 – Bandeira Branca 18h30 – EMEIF Jean Jacques Rousseau

29 – Vila Garcia 18h30 – EMEF José Éboli de Lima

30 – Igarapés 9h – EMEIF Tarcísio Francisco Barbosa

Abril

1º – Villa Branca – 18h30 – Univap Villa Branca

Abril

04 – Santa Paula/Rio Comprido 18h30 – EMEF Prof. Maria Luiza de Souza Vasques

Est. do Imperador, Nº 196 – Rio Comprido

05 – Parque Califórnia 18h30 – EMEI Antônio Lelis Vieira

Av. Dr. João Vítor Lamana, 72, Parque Califórnia

06 – Parque Meia Lua 9h – EMEF Prof. Beatriz Junqueira da Silveira Santos

Av. Alcídes Arnaldo Taíno, 1240 – Pq. Meia Lua

08 – Cidade Salvador 18h30 – EMEF Prof. Joaquim Passos e Silva

R: Mogi das Cruzes, N° 441 – Cidade Salvador

09 – Parque Brasil – 18h30 – EMEF Silvio Silveira Mello Filho

R: Dalton Siqueira Malta, Nº 380 – Jd. Santa Maria

10 – Parque Sto. Antônio 18h30 – EMEF Prof. Tito Máximo

Praça Luís Sipúlio Filho, 81 – Parque Santo Antonio

11 – Campo Grande/ Jardim do Vale 18h30 – EMEF Prof.ª Adélia Monteiro

Est. Municipal Eugenio Bicudo, Nº 35 – Campo Grande

12 – Esperança 18h30 – Educamais Esperança

13 – Jardim Colônia 9h – EMEF Prof.ª Maria Tereza Ganassali de Oliveira

Rua Finlândia, Nº 425 – Jd. Colônia

15 – Jardim Primavera 18h30 – EMEF Prof. Célia Guedes

R. dos Amarantos, Nº 313 – Jd Primavera

16 – Centro 18h30 – Educamais Centro

17 – Jardim Paraíso 18h30 – Educamais Paraíso