Parceiros do projeto “Renascentes” retomam trabalhos

Os parceiros do projeto “Renascentes” estiveram reunidos na última terça-feira (06) para retomar os trabalhos e fazer uma avaliação do projeto piloto de monitoramento, na propriedade no bairro Parateí do Meio. Aproveitaram também para iniciar os estudos da próxima área rural, que receberá 1.200 mudas.

A iniciativa, lançada em outubro do ano passado, tem o objetivo de proteger as nascentes do município.

A equipe estará visitando o projeto piloto no próximo dia 22, às 14 horas, para analisar o funcionamento e otimização das ações. O projeto Renascentes, lançado em setembro do ano passado, tem o objetivo de proteger as nascentes do município. O primeiro plantio, de 380 mudas, foi no bairro Parateí do Meio. Este primeiro projeto representou Jacareí no 8º Fórum Mundial de Águas, no início deste ano, em Brasília (DF).

O vice-prefeito e coordenador do projeto Edgard Sasaki, explica que a iniciativa visa criar um instrumento de apoio à recuperação das nascentes da bacia do Rio Paraíba do Sul no município. “Este é um trabalho que almejávamos, de proteção das nascentes. É a união de muitas entidades”, afirmou.

O desenvolvimento do “Renascentes” está sendo feito em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Diretoria de Agricultura e Abastecimento), Serviço de Regulação do SAAE, ONGs Ambientais entre outras, Clubes de Serviços como o Rotary Club, Corredor Ecológico Vale do Paraíba, Instituições de Ensino (FATEC- Faculdade de Tecnologia Jacareí e ETEC – Escola Técnica Estadual Cônego José Bento) além dos proprietários de áreas rurais onde se encontram nascentes que necessitam de recuperação e proteção, sob a supervisão do CAJ – Comitê das Aguas em Jacareí.

Dentro do projeto, os estudantes de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da FATEC fazem a análise de produção de água e sedimentos em diferentes tipos de intervenções de manejo.

Em 2017, o prefeito de Jacareí Izaias Santana assinou convênio com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, para oferecer bolsas de estágio para estudantes universitários.

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/Cristina Reis/PMJ)