Pane em subestação da Bandeirante deixa 17 bairros de Jacareí sem água nesta segunda-feira

Escutar áudio do texto
Queda de energia acarretou interrupção no abastecimento de água em 17 bairros da cidade – foto: Alex Brito/PMJ

Devido à queda de energia elétrica ocorrida em vários bairros e na região central de Jacareí no início da tarde desta segunda-feira (27), está faltando d’água em 17 bairros da cidade. O problema foi causado por uma pane em uma subestação da Bandeirante Energia.

Em 13 deles o bombeamento de água para os reservatórios retornou no final da tarde, mas é possível que a água só volte às torneiras durante a madrugada, já que o reservatório chegou a ficar quase zerado. São eles: Conjunto Novo Amanhecer, Jardim Colônia, Jardim Iolanda, Jardim Paraíso, Jardim Pitoresco, Santo Antônio da Boa Vista, Jardim Santa Marina, Parque dos Príncipes, Jardim Vila Real, Jardim do Marquês, Cidade Salvador, Conjunto Pedras Preciosas e Cristal Park.

Já na região do Parque Meia Lua, que inclui também os bairros do Poço, Lagoa Azul e Jardim Conquista, a energia elétrica ainda não havia sido restabelecida até por volta das 17h desta segunda-feira e, portanto, não há previsão ainda de horário para a retomada do abastecimento.

Qualidade – Na retomada do abastecimento a estes bairros poderá ocorrer alguma alteração na coloração da água que chega às torneiras dos munícipes. Isso porque, com a reabertura, partículas de ferro e manganês que compõem a água e ficam sedimentadas tanto na tubulação quando no fundo dos reservatórios se desprendem com a retomada do escoamento. O SAAE reitera que a presença dessas partículas não acarreta qualquer risco à saúde humana.

Nesse caso a orientação aos usuários é fazer uma descarga, ou seja, deixar correr um pouco d´água que está no encanamento e observar se coloração melhora. Equipes do SAAE também farão operações de descarga em pontos da tubulação, com o mesmo objetivo.

Atendimento – Caso a coloração da água persista mesmo após a descarga o munícipe poderá entrar em contato com o SAAE de Jacareí pelo telefone 0800 725 0330, que atende diariamente, das 8h às 20h, mesmo aos finais de semana e feriados. O 0800 recebe ligações gratuitas inclusive de celular e telefone público, sem a necessidade de usar cartão telefônico.

(Assessoria de Comunicação / Saae Jacareí)]