Ouvidoria, Controladoria e Corregedoria: saiba como funcionam

Para que a população entenda a diferença entre a Ouvidoria, Controladoria e Corregedoria da Secretaria de Governo, a Diretoria de Governança e Transparência, que é responsável por estes serviços, está esclarecendo como é o funcionamento destes órgãos municipais.

Ouvidoria Geral tem como principal característica a concretização da democracia participativa, concedendo voz ativa aos cidadãos, garantindo resposta e sigilo quando requerido, em suas reclamações, críticas, elogios, denúncias e sugestões sobre a gestão pública.

Suas ações se estruturam nos seguintes eixos: Atuação na mediação de conflitos entre o cidadão e a Administração, avaliação e encaminhamento das solicitações, acompanhamento das providências adotadas, cobrança de soluções, auxiliando na autocrítica da administração, na localização de falhas nos procedimentos, e solução de problemas, dando retorno ao interessado de forma ágil e desburocratizada.

Já a Controladoria acompanha e avalia as informações contábeis da Administração Municipal. A sua principal função é supervisionar o cumprimento de prazos e metas fiscais, financeiras e de eficiência dos resultados dos planos orçamentários, além de avaliar os processos e procedimentos, sugerindo melhorias, a fim de manter a integridade do patrimônio público.

Corregedoria é um órgão de controle interno de apuração e correção de irregularidades administrativas dando suporte também à Ouvidoria e Controladoria. O objetivo principal da Corregedoria é estabelecer e resguardar a integridade dos atos públicos municipais, difundindo a ética na gestão pública estimulando a efetiva transparência.

Confira os canais diretos para os órgãos, com telefones e endereços:

Internet: por meio de formulário eletrônico disponível no ícone “Ouvidoria” constante no portal da Transparência, no site da Prefeitura;

Telefone: Ouvidoria Geral: (12) 3955-9166, 3955-9016, 3955-9031 e 3955-9087 e Ouvidoria da Saúde: 3955-9771;

Presencial: de segunda a sexta-feira das 08h às 17h, na Praça dos Três Poderes, 73, 2º andar – Centro.

(Marta Fernandes/PMJ )