Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí lota EducaMais em Concerto Natalino

Escutar áudio do texto
Apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí na Sala Ariano Suassuna, no EducaMais Jacareí, na última segunda-feira (19) – Foto: Alex Brito/PMJ

A Sala Ariano Suassuna, no EducaMais Jacareí, ficou lotada para a apresentação do Concerto Natalino da Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí, no último dia 19, sob a regência do maestro Mauro Messias Bueno Junior e direção musical de Raphael Felipe.

Quando temos a casa cheia é porque sabemos que nosso trabalho tem o reconhecimento da população”, afirmou o maestro.

A Orquestra Sinfônica Jovem (Osijja) da Secretaria Municipal de Educação promove cursos para jovens músicos, na categoria iniciante, entre 8 e 42 anos. Os instrumentos são: violinos, viola, violoncelo (2), clarineta (5), sax soprano (3), trompete (3), flugelhorns (5), trombone (6), trompa (2), euphonium (8) e percussão (5).

A proposta do curso é que os candidatos ingressem como bolsistas na Orquestra Sinfônica Jovem e são autorizados pela Secretaria Municipal de Educação ao prosseguimento gratuito de seis anos de curso, período em que os bolsistas recebem o instrumento, a título de empréstimo, além de direito ao vale-transporte. Os alunos recebem aulas teóricas de iniciação musical básica, leitura e divisão métrica.

A Osijja teve início de suas atividades em abril de 1978 com a formação da Fanfarra Municipal de Jacareí (Famuja) onde conquistou vários títulos em sua trajetória nas décadas de 70, 80 e 90. Em 1994 a Famuja se transformou em Banda Marcial Municipal de Jacareí, que permaneceu na categoria até o ano de 2000, quando foi criada a Banda Sinfônica Jovem de Jacareí.

Em 2010 transformou-se em Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí pela Secretaria Municipal de Educação. Hoje o projeto conta com as formações de Orquestra Sinfônica Jovem, Banda Sinfônica Jovem, Orquestra Sinfônica Juvenil, Combo Instrumental – Combosijja, e Camerata de Corda Jovem, e ainda a reativação da Famuja nas EMEFs Conceição e Presbítero, além de musicalização nas escolas da rede municipal de ensino.

A Orquestra conta atualmente com 12 professores, 16 monitores e cerca de 2.500 alunos.

(Marta Fernandes/PMJ)