Orquestra Jovem realiza concerto de abertura do Inverno Cultural 2018

Escutar áudio do texto

A Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí realizará no próximo domingo (1º de julho) o concerto de abertura do Inverno Cultural 2018, a partir das 19h, na Sala Ariano Suassuna do EducaMais Jacareí. Entre o repertório que será apresentado, os destaques ficam com Marcha Pompa e Circunstância de Edward Elgar, Die Meistersingers von Nurenberg de Richard Wagner, Farandole “Suite nº 2 L´arlesiene de Georges Bizet, Ave Verum Corpus de Wolfgang Amadeus Mozart, Trepak “Ballet O Quebra Nozes” de Piotr Ilitch Tchaikovsky, e Abertura Egmont op.84 de Ludwig Van Beethoven.

A orquestra terá regência dos maestros Mauro Bueno Jr. e Bartolomeu Vaz Mendes, com a direção artística de Raphael Felipe. A apresentação tem classificação livre e a entrada é gratuita.

Nova formação – Esta Orquestra Jovem já está com a formação dos 60 novos alunos do projeto “Educando pelos Caminhos da Música”, desenvolvido pelo Instituto de Arte e Cultura Maestro Mauro Messias, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio de um termo de colaboração assinado em janeiro deste ano.

O projeto é formado por um total de 425 alunos de 10 a 25 anos, que estão em aprendizagem desde o processo seletivo de 2015. Visa a primeira formação musical para jovens que pretendem ingressar na carreira musical, e ainda dá suporte para o ingresso aos cursos técnicos e superiores de música.

Estes alunos são divididos em Orquestra Sinfônica Jovem, Banda Sinfônica, Combo, Camerata de Cordas, Camerata de Sopros e Grupos de Percussão.

A Orquestra Sinfônica Jovem é composta por instrumentos de cordas friccionadas como violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, instrumentos de madeira dupla como oboés e fagotes, e madeiras como clarinetas e flautas. Tem ainda a família dos metais, como trompa, trompete, trombone e tuba, encerrando com a família percussiva.

Os ensaios da Orquestra Jovem acontecem todas as terças-feiras, no EducaMais Jacareí, das 19h às 21h30.

(Marta Fernandes/PMJ- Foto: Alex Brito/PMJ)