Operação Inverno aborda 56 pessoas em duas semanas

Escutar áudio do texto

Operação tem como objetivo oferecer os serviços da Assistência Social para pessoas em situação de rua

Com a chegada do inverno e consequentemente com a baixa das temperaturas, a Secretaria de Assistência Social estendeu os horários das equipes de abordagem, que passam a ofertar os serviços também no período noturno, das 19h às 23h desde a última segunda-feira (18).

A chamada ‘Operação Inverno’, abordou 56 pessoas até a última quinta-feira (28). Destas, 55 são pessoas do sexo masculino, sendo 44 de 18 a 59 anos e 4 com mais de 60 anos. Quanto a mulheres, foram abordadas quatro mulheres de 18 a 59 anos.

De todos os abordados, 27 aceitaram ser conduzidos à Casa de Passagem e uma foi encaminhada para o sistema de saúde.

Antônio Sérgio, 61 anos, está em situação de rua há aproximadamente 20 anos depois de se separar da esposa. Diariamente, ele é abordado e levado para a Casa de Passagem, onde os serviços da Assistência Social são ofertados. “Todos os dias eles me levam para a Casa de Passagem e me dão comida. É um tratamento diferente, que a gente sabe que precisa”, explicou.

A operação segue até o dia 31 de julho, de segunda a sexta, com o itinerário já traçado conforme reconhecimento de território nos mapas de abordagem social.

A diretora da pasta, responsável pela ação, Nadia Leite, explica que esta iniciativa é importante para aumentar a gama de usuários atendidos. “A ação já acontece diariamente no período diurno. Sabemos que a noite a pessoa em situação de rua passa mais necessidade e é importante estarmos ofertando nossos serviços a quem precisa”, comentou.

Caso a pessoa em situação de rua opte por aceitar os serviços ofertados, os mesmos serão encaminhados para a Casa de Passagem, onde terão banho, alimentação, pernoite e atendimento social de acordo com a demanda, no dia posterior.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)