‘Operação Inverno 2020’ é finalizada com 523 abordagens em Jacareí

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social as mais de 500 abordagens ocorreram nos meses de junho e julho

A Prefeitura de Jacareí, por meio da equipe da Abordagem Social da Secretaria de Assistência Social, finalizou a ‘Operação Inverno 2020’ com 523 abordagens e cerca de 70 pessoas foram assistidas, durante os meses de junho e de julho, entre migrantes e munícipes em situação de rua.

Neste período de abordagens, realizadas diariamente das 19h às 22h, os assistentes sociais intensificaram os atendimentos à população que se encontra nas ruas, convidando-os a se retirar da rua para um trabalho de proteção integral. Os moradores de rua foram levados à Casa de Passagem e, após banho, alimentação e pernoite, foram definidos os encaminhamentos dos casos, de acordo com o atendimento individualizado.

Jurema Colassante, secretária de Assistência Social de Jacareí, ressalta que, com a aceitação dos serviços por parte dos moradores de rua, é possível contribuir para a restauração da dignidade desta parcela da população. “Quando as pessoas que vivem em situação de rua aceitam as nossas ofertas, temos a oportunidade de estreitar ainda mais os vínculos com elas, para que possamos acompanhar a situação e conhecer melhor a realidade de vida dessas pessoas”, argumenta.

Segundo a Secretaria, foram 114 abordagens aceitas. Em relação aos abordados, por faixa etária, entre 13 e 17 anos foi abordada uma mulher. De 18 a 59 anos, foram 166 homens e 19 mulheres. Com 60 anos ou mais, foram 24 homens e duas mulheres. Sobre o uso de substâncias psicoativas, destaca-se que 58% dos abordados têm vício em álcool e 42% em crack. E, também, são atribuídos como motivos por estarem nas ruas a ausência de moradia, o desemprego e a desvinculação com a família.

Edições anteriores – A principal missão da Operação Inverno é intensificar os serviços da Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Assistência Social, oferecidos para as pessoas em situação de rua neste período de frio mais intenso. Em 2017, foram 411 abordagens. Em 2018, 461. Já em 2019, foram 511 no total.

Abordagem social – A sede do serviço especializado de abordagem social fica na Rua Dr. Paulo de Oliveira Costa, 51, Centro. Além dos telefones (12) 3951-6811 e (12) 99156-0089, o contato pode ser realizado também pelo e-mail: [email protected].

Legenda: Foram 523 abordagens na Operação Inverno deste ano, realizada nas ruas de Jacareí