Ópera Madama Butterfly terá apresentações neste fim de semana em Jacareí

Pela primeira vez no interior do Estado de São Paulo e um dos mais populares títulos do compositor toscano Giacomo Puccini, Madama Butterfly é uma ópera em três atos que teve sua estreia mundial no Teatro ala Scala de Milão no ano de 1904.

A produção com cenários, figurinos, orquestra e coro terá apresentações na Sala Ariano Suassuna, no Educamais Jacareí, neste final de semana (2 e 3), às 17h. Com realização da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, Cia Ópera São Paulo e Prefeitura Municipal de Jacareí, por meio da Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu”.

A regência da Orquestra Sinfônica de Santo André está a cargo do maestro Abel Rocha e a direção cênica é de Jorge Coli que é professor da UNICAMP, crítico e jornalista da Folha de São Paulo.

A gueixa Cio Cio San ou Madama Butterfly será protagonizada pela soprano Marly Montoni, que já consolidou sua importância no cenário da ópera no Brasil. Além dos tenores Fernando de Castro e Paulo Paolillo, que interpretam o marinheiro americano Pinkerton, e grande elenco formado pelos solistas Tomás David, Ulisses Montoni, Luiz Gustavo Lassen, Marcelo Mesquita, Catarina Taira, Marcus Ouros, Alex Meister e Cristiane Mesquita. Responsável pela montagem da ópera, a Cia Ópera São Paulo está sob a direção geral e artística de Paulo Abrão Esper, coordenação geral de Alberto Marcondes e produção de Willian Nunes.

A história se passa na cidade de Nagasaki (Japão), onde o casamenteiro Goro prepara o enlace do marinheiro norte americano com Butterfly. A jovem gueixa, de apenas 15 anos de idade, abandona a própria religião às escondidas para seguir aquela do futuro marido, o que a faz ser desprezada pela família e amigos. Após a noite de núpcias, Pinkerton retorna aos Estados Unidos e deixa Cio Cio San grávida. Três anos depois o esposo retorna à cidade japonesa com o intuito de desfazer o matrimônio pois, já estava casado com uma jovem americana. Ao saber da existência do filho por meio de Sharpless, cônsul americano em Nagasaki, Pinkerton resolve levar a criança consigo. A pobre e apaixonada Madama Butterfly, que após viver esses anos na esperança da volta do marido, decide suicidar-se declarando que é preferível morrer com honra a viver sem ela. Triste fim para uma jovem gueixa de apenas 18 anos.

Classificação Etária Indicativa: 8 anos

Duração: 2 horas e meia (com intervalo)

02 e 03 de novembro, às 17h

Sala Ariano Suassuna – Educamais Jacareí