Ópera La Traviatta estreia em Jacareí nesta sexta-feira (20)

Apresentação será realizada no EducaMais Jacareí. Ingressos gratuitos serão retirados com meia hora de antecedência

Na próxima sexta-feira (20), estreia em Jacareí a Ópera La Traviatta de Giuseppe Verdi. O espetáculo é um projeto da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), composto por músicos de Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Aparecida, Pindamonhangaba e Caçapava.
A apresentação será na sala Ariano Suassuna, no EducaMais Jacareí, às 20h, com entrada franca. Os ingressos deverão ser retirados com meia hora de antecedência.
Segundo o organizador do evento, Paulo Esper, a montagem conta com a participação de 35 artistas entre músicos e cantores. A ópera será cantada em italiano com tradução simultânea em português.
Ainda este mês, o espetáculo passará por São José dos Campos (25), Taubaté (27) e Araras (28). E o encerramento será em São Paulo, nos dias 30 de outubro e 1º de novembro. A turnê conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, prefeituras municipais e, em Jacareí, com a Fundação Cultural.

La Traviatta – É uma ópera em três atos e quatro cenas de Giuseppe Verdi com libreto de Francesco Maria Piave. Foi baseada no romance A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho. Estreou em 6 de março de 1853 no Teatro La Fenice, em Veneza.
O enredo é baseado na história real de uma cortesã da alta sociedade parisiense da década de 1840 chamada Marie Duplessis que Alexandre Dumas chegou a conhecer pessoalmente . Na Ópera, é conhecida como Violetta Valéry. Na literatura brasileira, José de Alencar criou sobre a mesma história o romance “Lucíola”, lançado em 1862.
(Caroline Lima/FCJ – Foto: Arquivo/PMJ)