Oficinas sustentáveis reúnem pessoas ligadas ao Meio Ambiente

Dez oficinas com temas ligados ao Meio Ambiente foram realizadas nesta quarta-feira (12), dentro do VI Encontro de Educadores em defesa ao Rio Paraíba do Sul – “Um olhar sobre nosso Rio”, nas salas do EducaMais Jacareí. Os assuntos discutidos foram: Compostagem, Espaços Educadores Sustentáveis, Construção de Cenários Participativos, com materiais reaproveitáveis, Práticas pedagógicas nas diversas disciplinas desenvolvidas no projeto de horta e fungicultura nas escolas e resultados obtidos, PANC’S – Plantas Alimentícias não convencionais, Pluviômetro de Garrafa PET, Recuperação Florestal e Construção de Mini Viveiro de Mudas, Rochas e Conservação dos Recursos Hídricos, Técnicas de Contação de Histórias a partir da crônica O Rio Paraíba do Sul.

A aluna de Meio Ambiente da ETEC de Jacareí Gisele Cristina Amorim Siqueira, moradora do bairro Jardim Maria Amélia, trouxe seu filho Arthur Amorim Siqueira, de 7 anos, para participar da oficina. Eu gosto muito e ele também. Tudo que tem de Meio Ambiente eu participo e levo ele. É bom para estimulá-lo a ter cuidados com a terra”.

Gisele e seu filho fizeram a oficina de “PANC’S – Plantas Alimentícias não convencionais” que contou com atividades de apresentação de como essas plantas podem ser consumidas e quais os benefícios que proporcionam. O objetivo da oficina foi auxiliar na melhoria da qualidade de vida, uma vez que essas plantas atuam na prevenção de doenças, reduzindo assim o uso de medicamentos. Também foi apresentado como aplicar esse tema no ambiente escolar. As facilitadoras foram Aline Carvalho e Lorraine Coelho, da empresa Suzano Papel e Celulose.

O Encontro, que iniciou na última terça-feira (11), faz parte da Semana Integrada de Meio Ambiente (SIMA), vai até o dia 14. Foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-OS).

Dia 14 – A Semana Integrada do Meio Ambiente (SIMA) realiza na próxima sexta-feira (14) o encerramento do evento, com a “Trilha e Vivência Sensorial” no Viveiro Municipal “Seo Moura” – NEA/Núcleo de Educação Ambiental, das 8h30 às 11h. São 50 vagas para interessados a partir de 10 anos. É importante levar canga ou toalha; comidas e bebidas para piquenique coletivo.

O objetivo de todo o evento é ampliar o conhecimento sobre a preservação ambiental e a sustentabilidade, com ações dirigidas à comunidade e à conscientização das pessoas. A programação está no site www.jacarei.sp.gov.br.