Obras da ciclofaixa seguem em ritmo acelerado

O prefeito de Jacareí, Izaias Santana, visitou nesta sexta-feira (7) as obras de instalação da ciclofaixa de lazer que ligará o bairro Jardim Paraíso ao Parque da Cidade. Além do prefeito, participaram da visita o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes e vereadores.

A obra, iniciada pela Prefeitura no mês de junho, está democratizando o uso do espaço público, protegendo as centenas de pessoas que fazem o trajeto diariamente. Além de oferecer aos munícipes acessibilidade com segurança aos espaços de lazer da cidade.

“O conjunto de ferramentas que está sendo implantado na região, ciclovia, ciclofaixa e acessibilidade entre vias, reduz os riscos do trânsito e proporciona um convívio pacifico entre motorista, pedestre e ciclistas”, comenta Izaias Santana, prefeito de Jacareí.

Segundo o pedreiro Josias de Souza, que percorre de bicicleta o trajeto todos os dias em horários de pico, a ciclofaixa vai diminuir os acidentes. “Está bem mais seguro, percorro o trecho 8km todos os dias e já vi muitos acidentes. Hoje em dia me sinto mais protegido”.

A nova ciclofaixa terá 6.496 metros m2, com início no bairro Jardim Paraíso e seguirá até a ciclovia do Parque da Cidade, região central da cidade.  Com a construção, as ciclovias na cidade serão ampliadas dos atuais 1,8 km para 18 km, interligando a atual ciclovia aos prédios públicos e fazendo a conexão a diversos bairros.

(Luciana Valadares/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)