Novos grupos prioritários são incluídos na vacinação contra gripe em Jacareí

Escutar áudio do texto

Após decisão do estado de São Paulo em manter a vacinação da gripe apenas para os grupos prioritários, foram incluídos novos grupos como público-alvo da campanha, aumentando a abrangência da imunização, que se encerra na próxima sexta-feira (9).

A partir de agora, também podem tomar a vacina membros dos seguintes grupos: Polícia Militar e Civil; Bombeiros; funcionários do Poupatempo; funcionários dos Correios; Defesa Civil; Ministério Público (Promotor); Procuradoria Geral (Procurador);  Defensoria Pública;  Polícia Federal e Guarda Municipal; doadores de sangue e de medula; trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns; profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua; cuidadores de idosos; auxiliar de classe e demais funcionários das escolas do ensino Básico e Superior; funcionários das creches; trabalhadores da limpeza urbana e coletores de resíduo.

Além desses, já tinha como público-alvo da campanha pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que incluem adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

Até a última prévia, realizada no dia 25 de maio, já foram imunizados em Jacareí 56.972 pessoas, que representam 88% das 65.000 pessoas do público alvo na cidade.

Ao tomar a vacina, a população não apenas se protege contra a gripe, mas evita e diminui os riscos de ter quadros mais graves relacionados à hospitalização e morte, principalmente em quadros de pneumonia e doenças cardíacas, como também diminui as chances de propagar o vírus e infectar outras pessoas.

Quem faz parte de algum dos grupos prioritários, podem procurar pela imunização das 8h às 16h30, em todas as Unidades Médicas de Saúde da Família (UMSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Jacareí.

(Guilherme Mendicelli/PMJ)