Novos abrigos de ônibus são instalados em Jacareí para conforto da população

Munícipes já podem usufruir dos novos abrigos na Avenida Siqueira Campos e na Rua Dr. Lúcio Malta. Ao todo, serão 50 novos abrigos

A partir de agora, os usuários do transporte público de Jacareí poderão usufruir de maior conforto nos abrigos de ônibus da Avenida Siqueira Campos e da Rua Dr. Lúcio Malta, região central de cidade.

Os novos abrigos possuem cobertura traseira, testeira e calçada tátil para deficientes visuais, espaço para cadeirantes, iluminação led com energia solar, além de tomadas para recarga de celular.

Estes são os quatro primeiros dos novos 50 abrigos de ônibus que serão entregues pela Prefeitura Municipal e instalados ainda este ano na cidade com recursos próprios. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, as mudanças oferecem aos usuários uma parada adequada e uma travessia segura.

“Esses são apenas os primeiros de diversos outros abrigos de ônibus que assegurarão conforto e segurança para todos aqueles que dependem do transporte público. Estamos trabalhando para que todos estejam satisfeitos com os serviços do município”, argumentou.

Hilda da Silva, 66 anos é morada do bairro Bandeira Branca I e usuária do transporte público. Segundo a munícipe, a mudança foi ótima. “Já fiquei aqui esperando o ônibus debaixo do sol tantas vezes. Ter um local em que eu possa sentar e aguardar com sombra é maravilhoso”, compartilha.

Para a instalação dos novos abrigos, foi realizada a reforma das guias e calçadas e pintura do local. Já na Avenida Siqueira Campos, a faixa de pedestres foi transferida para trás do novo abrigo, fora da área de embarque de passageiro.

Sustentabilidade

Uma informação relevante é que, em Jacareí, dos 380 abrigos já existentes na cidade, apenas cinco tinham iluminação. A partir de agora, todos os 50 novos abrigos serão iluminados, resultando em maior segurança para os usuários, principalmente no período da noite. Além disso, toda a funcionalidade dos locais é sustentável, pois a energia dos abrigos utilizada para a iluminação e para a recarga de celular é via energia solar fotovoltaica, ou seja, a energia obtida é através da conversão direta da luz em eletricidade.