Novas creches atendem mais de 300 crianças na região leste de Jacareí

Dizem que a primeira impressão é a que fica. Para muitas crianças de Jacareí a impressão dos locais em que passarão grande parte do dia a partir desta segunda-feira (26) foi muito boa.

Acompanhados dos pais, os pequenos alunos se divertiram conhecendo as creches Villa Branca e Santa Paula, durante a inaugração realizada no sábado (24). Sob o olhar atento da mãe, Lucas Davi, 2 anos, era pura alegria enquanto subia e descia do escorregador da unidade Santa Paula, onde vai estudar. “É muito bom saber que meu filho vai estudar mais perto de casa. Trabalho fora e tinha de levá-lo a uma creche que fica longe do bairro. Agora nem preciso pegar ônibus para trazê-lo aqui”, disse a mãe Daiane da Silva Santos, que mora no Rio Comprido, bairro vizinho ao Santa Paula.

João Victor, 3 anos, ficou empolgado com a sala de brinquedos da creche Villa Branca. A mãe Andrea Soares também ficou animada com a estrutura do local. “Gostei muito. E fica a 15 minutos de casa, posso vir a pé”, comentou.

A cerimônia de inauguração das duas unidades contou com as presenças do prefeito Izaias Santana, da secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, do deputado André do Prado (PR), entre outras autoridades.

A secretária de Educação explicou que as novas unidades estão em conformidade com o Plano Municipal de Educação e também representam o empenho na busca pela qualidade de ensino na rede municipal. “Queremos o melhor. Sabemos que há muito o que fazer, é um trabalho contínuo, mas é nossa meta buscar a excelência na Educação”, afirmou Maria Thereza. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, foram reformadas nove unidades em 2017 e para este ano está prevista a entrega de mais três unidades nos Parque dos Príncipes, Jardim Santa Marina e Jardim Colônia.

O prefeito reforçou que é preciso atenção com a primeira infância e que a atual administração está empenhada em suprir as demandas por vagas em creches. “O alicerce é a primeira infância. Não adianta investir na universidade, no ensino técnico se a primeira infância é negligenciada”, destacou.

Izaias Santana também agradeceu o empenho dos deputados estaduais  André do Prado e Hélio Nishimoto e do deputado federal Eduardo Cury, no apoio de verbas para o município. “Ninguém governa sozinho. É preciso o envolvimento das três esferas: federal, estadual e municipal. Esses três deputados vestem a camisa”, disse.

Estrutura –  A creche da unidade Vila Branca vai atender 180 alunos e atende ao padrão FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação). O prédio conta com sete salas de aula, lactário, sala dos educadores, sala multiuso, espaços administrativos, lavanderia, área verde, pátio, refeitório, banheiro acessível, além de espaço de recreação.

O investimento foi de R$1.750.000,00.

Já a unidade Santa Paula, responsável por abrigar 150 vagas, teve investimento de R$1.500.000,00, atendendo o padrão tipo II do (FNDE) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. As instalações contam com cinco salas de aula, fraldário, lactário, sala dos educadores, sala multiuso, espaços administrativos, lavanderia, área verde, pátio, refeitório, banheiro acessível, além de espaço de recreação

Em ambas as unidades, serão atendidos alunos do Berçário I (nascidos de abril de 2017 a data atual), Berçário II (nascidos de abril de 2016 a março de 2017), Berçário III (nascidos de abril de 2015 a março de 2016) e Maternal (nascidos de abril de 2014 a março de 2015).

(Rosana Antunes/PMJ / Fotos: Alex Brito/PMJ)