‘Notificação Cidadã’ é referência de ação educativa de trânsito para municípios do estado de São Paulo

Escutar áudio do texto

Nesta sexta-feira (14), o secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Cotia, município do Estado de São Paulo com mais de 250 mil habitantes, visitou a Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí para adotar a implantação da ‘Notificação Cidadã’ na cidade.

Em dezembro de 2019, a ação foi premiada no 1º Encontro de Educação para o Trânsito, realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. O programa educativo foi escolhido entre as três melhores práticas de educação no trânsito, dentre as 645 cidades de todo o estado de São Paulo.

Em março, a Secretaria de Mobilidade de Jacareí realizará uma reunião com a Prefeitura de São Paulo para a possível implantação da ‘Notificação Cidadã’ também na capital paulista.

O projeto, popularizado como ‘Multa do Bem’, foi originalmente criado pela pasta e tem como objetivo homenagear os condutores que colaboram para a construção de uma cidade mais humana.

Estatísticas – Desde o início da ação, em 2018, foram enviadas mais de mil notificações aos condutores que respeitam as faixas de pedestres em Jacareí. A cidade registrou uma redução de 44% no número de infrações ao ato ilegal de “deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado que se encontre na faixa a ele destinada”, de acordo com o Art. 214 inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).