• Fundação Cultural de Jacarehy
  • 26/11/2010
A decoração natalina foi feita de materiais recicláveis como garrafas PET

Alex Brito/PMJ

Jacareí tem programação especial de Natal

O clima de Natal já toma conta de Jacareí. Os prédios históricos estão com mais brilho e colorido. E a programação cultural repleta de música, encontro de corais e bandas de rock, auto de natal e a segunda edição do especial de Natal na sacada do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, além de feira e concurso de decoração de praças, tudo com temáticas natalinas.
 “Queremos manter a tradição do Natal, tornando a cidade mais bela e acolhedora. Além da decoração de prédios públicos e praças, a programação traz as tradicionais canções natalinas nos mais variados estilos musicais”, afirma a presidente da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, Sonia Ferraz.
O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba e o conjunto arquitetônico da antiga Rede Ferroviária, no Pátio dos Trilhos, estão decorados com luzes coloridas e flores confeccionadas com garrafas PET.
A decoração natalina é feita a partir de materiais recicláveis como garrafas PET e embalagens de leite longa vida. “Partimos do princípio ecologicamente correto de valorizar o meio ambiente com o reaproveitamento de materiais”, comenta a presidente da Fundação Cultural de Jacarehy, Sonia Ferraz.  Para a  a confecção dos enfeites foram utilizadas 5 mil garrafas PET e mais 2 mil caixas de leite, que se transformaram em mais de 2 mil flores e estrelas.  Os materiais recicláveis foram recolhidos por alunos de escolas e creches municipais.
Sacada do Museu – No dia 19 de dezembro, às 21h, a Fundação Cultural de Jacarehy apresenta o Especial de Natal na sacada do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. O evento vai contar com as presenças dos cantores Cecília Militão, Celi Redondo, Eliana Pescara, Marcelo Serrano, Paulo Esper, Tânia Reis, Tuia Lencioni e a dupla Netho e Davy.   O repertório inclui 15 músicas com temáticas natalinas como Noite Feliz, Então é Natal e Feliz Navidad.

Praças ganham decoração ecológica

A Prefeitura e a Fundação Cultural de Jacarehy promovem de 1º a 23 de dezembro a segunda edição do Natal nos Bairros. O projeto visa à decoração de praças em bairros da cidade e envolve ações conjuntas do poder público, das entidades assistenciais e da comunidade.
Os moradores podem participar ajudando as entidades beneficentes na decoração de praças. Para a produção dos enfeites devem ser utilizados materiais recicláveis. “A ideia é envolver toda a comunidade estimulando a solidariedade e também o respeito ao meio ambiente”, explica a presidente da Fundação Cultural de Jacarehy, Sonia Ferraz.
Os trabalhos mais bem elaborados receberão premiação em dinheiro. O primeiro lugar receberá R$ 3.000,00, o segundo R$ 2.000,00, o terceiro R$1.600,00 e o quarto R$1.000,00. O julgamento será feito por um júri que irá percorrer os locais decorados nos dias 9, 10 e 11 de dezembro. A premiação levará em conta originalidade, criatividade, estética, harmonia, iluminação, cores e formas e o impacto visual da decoração. Participam do concurso Natal Ecológico as seguintes entidades: Mantenedora Vicente Decária (Jardim das Indústrias); Lar da Acácias(Cidade Salvador); ONG Patas da Amizade (Santa Maria); Grupo de Teatro da Paróquia São João Batista (Jardim São Paulo); Lar Frederico Ozanam (av. Davi Monteiro Lino, centro); JAM - Jacareí Ampara Menores (São João) e Cantinho da Providência (Largo Riachuelo, centro).

Réveillon terá banda Mr. Sound e queima de fogos
A população poderá festejar o Réveillon com show da banda Mr. Sound e queima de fogos, no dia 31 de dezembro, a partir das 23h, na avenida Davi Monteiro Lino (próxima ao Parque da Cidade).  A banda Mr. Sound surgiu há quatro anos em Taubaté e é formada por 10 integrantes. De estilo eclético, a banda promete apresentar ao público os variados gêneros da música nacional como MPB, bolero, pagode, axé e sertanejo.

Programação de Natal
Bazar Solidário
Participação de Entidades Assistenciais
9 a 19/12 de dezembro