• Esportes e Recreação
  • 15/04/2011
Prova de Natação Equipada dos Bombeiros reuniu 1.000 atletas na represa do Jaguari

Alex Brito/PMJ

Prova de Natação Equipada reúne 1.000 atletas no Jaguari

Com a participação de cerca de 1.000 pessoas, entre militares e civis, de ambos os sexos, nesta quinta-feira (14) a represa do Jaguari, em Jacareí, foi palco para a XXVI Prova de Natação Equipada do 11° GB (Grupamento de Bombeiros). No evento, o prefeito Hamilton Ribeiro Mota entregou ao comandante do Posto dos Bombeiros de Jacareí, tenente Alexandre Veloso, as chaves de uma viatura autobomba, adquirida pela Administração Municipal e equipada pelos Bombeiros.

A prova teve percurso de 3.500 metros nas modalidades militar feminino, civil feminino, militar veterano, civil masculino, militar praticante, militar sênior e militar master. O prefeito Hamilton deu as boas-vindas aos participantes e destacou que o evento é parte das comemorações do 359º aniversário de Jacareí. “Estou muito feliz com a qualidade do evento e quero agradecer a parceria de Jacareí com o Corpo de Bombeiros, em todo o atendimento à comunidade.”

O comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Luiz Humberto Navarro, falou sobre a importância da Prova no Estado. “A Prova de Natação Equipada em Jacareí é a mais importante do Corpo de Bombeiros no Estado. Os primeiros colocados masculino e feminino irão representar o Brasil nos jogos internacionais de polícia e bombeiros, em Nova Iorque. As competições serão em agosto e setembro, e acontecem a cada dois anos”, disse.
    As largadas das baterias foram dadas pelo prefeito Hamilton e pelo comandante Humberto Navarro. A segurança para o evento foi armada com 50 militares guarda-vidas equipados com pranchas, botes e jet ski, além do helicóptero Águia da PM.
    O prefeito Hamilton entregou o troféu ao primeiro colocado da classificação geral da prova, o bombeiro Glauco Luís de Oliveira Rangel, 38 anos, do 8º GB (região do ABC).  Glauco completou os 3.500m em 40min44seg.
    Tradição – A Prova de Natação Equipada dos Bombeiros é a mais tradicional prova do Estado e tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento e aprimoramento técnico profissional dos militares bombeiros, além de promover a integração e homenagear a cidade de Jacareí na semana de aniversário.
    De acordo com o tenente Alexandre Veloso, a viatura autobomba tem a função de auxiliar no combate a incêndios, além de ser totalmente equipada para atuar em operações de salvamento (acidentes em geral).
    A prova contou ainda com a presença de oficiais dos Grupamentos dos Bombeiros de todo o Estado de São Paulo, do coronel Manoel Messias Mello, comandante do Comando de Policiamento do Interior-1 (CPI-1), da chefe de gabinete da prefeitura, Nydia Giorgio Natali, vereadores e familiares dos competidores.
    (José Carlos Júnior)