• Educação
  • 15/03/2013

Alunos da rede municipal voltam às aulas na segunda-feira

A Secretaria de Educação já contratou em caráter emergencial uma empresa para executar a limpeza, conservação e portaria de parte das unidades escolares. Com esta medida as aulas poderão ser retomadas nesta segunda-feira (18), garantindo a segurança e o bem-estar dos alunos da rede municipal.
As atividades voltam ao normal para cerca de 11 mil alunos, de 25 Emefs (Escola Municipal de Ensino Fundamental), oito Emeis (Escola Municipal de Educação Infantil) e duas creches, além dos cinco EducaMais.
A pedido da Administração, de acordo com a Secretaria de Educação, a empresa Milclean Comércio e  Serviços Ltda vai absorver parte dos funcionários que foram dispensados pela Colp Urbanizadora Ltda. O contrato é de seis meses para que neste período seja feita uma nova licitação para contratação da empresa que prestará os serviços.
Quanto à reposição das aulas, a Secretaria de Educação informa que os pais e alunos podem ficar tranquilos pois isso será feito no final do calendário escolar, garantindo o direito dos estudantes de 200 dias letivos.
Entenda o caso – A Prefeitura de Jacareí foi surpreendida pela paralisação dos trabalhos da Colp Urbanizadora Ltda, que era responsável pelos serviços de portaria, limpeza e conservação da maioria das unidades educacionais da rede municipal. A empresa também era responsável pela limpeza e conservação do Paço Municipal. O contrato estava em vigor desde março de 2010.
Na segunda-feira (11), o advogado da Colp protocolou uma carta informando a paralisação dos serviços, alegando dívidas da empresa e bloqueio de contas. Por parte da Prefeitura de Jacareí, porém, todos os pagamentos estão rigorosamente em dia, e a Administração vai tomar todas as medidas contratuais para eventual punição da empresa.
Já na última sexta-feira (8) a Administração notificou a empresa devido a reclamações dos funcionários por atraso nos pagamentos. No mesmo dia, a Administração tentou contato com representantes da empresa, sem sucesso.
Na segunda-feira, os funcionários da Colp acionaram o sindicato da categoria, informando sobre o não-pagamento dos salários. Representantes da Prefeitura foram à sede da empresa, que surpreendentemente estava fechada.
No início da tarde de segunda-feira, o advogado da Colp, em reunião com as secretarias de Educação, de Administração e de Assuntos Jurídicos, apresentou a carta formalizando a suspensão dos serviços, de forma unilateral.
(Secretaria de Comunicação Social)