• Educação
Obras do novo EducaMais já movimentam a região do Esperança

Alex Brito / PMJ

Obras do EducaMais Espaço Esperança têm início

A Prefeitura de Jacareí iniciou a construção do EducaMais Espaço Esperança, no terreno de 26 mil m² na avenida Lucas Nogueira Garcez. Este será o sexto EducaMais da cidade. O investimento é de R$ 10.021.808,29 e a empresa responsável pelas obras é a BSM Empreendimentos.
Serão 6,8 mil m² de área construída. A parte pedagógica do EducaMais Esperança inclui Emef (Escola de Ensino Fundamental), Emei (Escola de Ensino Infantil), creche e  biblioteca. Já os setores de esportes, recreação e lazer terão campo society, quadra poliesportiva, playground, pista de caminhada e centro de convivência para idosos, além de banheiros, estacionamento e paisagismo.
“Este é o primeiro EducaMais que reúne ensino infantil, fundamental, creche e biblioteca pública, que vai facilitar a vida dos moradores que não precisarão mais se deslocar até a região central”, destaca o secretário municipal de Educação, João Roberto Costa de Souza.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a Emef vai gerar 300 vagas e a Emei mais 250. Já a creche poderá atender até 100 crianças. “Realmente é uma obra muito importante, pois vai atender à demanda por vagas tanto no ensino infantil e fundamental quanto por creches, além de ser referência para atividades de recreação e lazer”, reforça a diretora da Emei localizada no bairro Nova Esperança, Sônia Guedes Diogo Valério.
A região onde está sendo construído o novo EducaMais reúne os bairros Jardim São Luis, Jardim do Portal, Nova Esperança, Nova Jacareí, Imperial e Pedramar. A região, com aproximadamente 11.400 moradores, conta ainda com três escolas de ensino infantil, uma de ensino fundamental, três escolas estaduais, além da creche Lar São José, conveniada com a Prefeitura, que atendem 3.450 crianças.
Expectativa - A construção do EducaMais Espaço Esperança tem gerado expectativa nos moradores da região. “Fico feliz em saber que nossa região também terá um EducaMais. Esses espaços  são importantes não só para as crianças, mas para os adultos também. Eu mesmo já fiz curso de inglês no EducaMais Lamartine”, diz o vigilante Alessandro Arantes, pai de dois filhos e morador do Jardim do Portal.
A dona-de-casa Alicienne Alves de Alcântara, moradora do Nova Jacareí, conta que conhece o EducaMais Jardim Paraíso e que está animada com a construção de uma nova unidade  mais próxima à sua casa. “O (EducaMais) Jardim Paraíso é um espetáculo, maravilhoso mesmo, mas é muito longe para meus filhos frequentarem”, comenta Alicienne, mãe de cinco filhos.
São João - Em breve a população vai ganhar o EducaMais São João, que está em fase final de conclusão. Instalado no complexo esportivo que antes abrigava o Clube Elvira, o EducaMais São João tem duas quadras poliesportivas e cinco piscinas, entre outras dependências que serão utilizadas para atividades educativas, culturais e esportivas, como aulas gratuitas de natação, judô e e vôlei.
Outras unidades - Além das regiões do Esperança, São João, e também do Parque dos Sinos, anunciado recentemente pelo prefeito Hamilton e que já tem projeto elaborado pelo arquiteto Ruy Otake, Jacareí conta com quatro EducaMais em plena atividade: Centro, Jardim Paraíso, Parque Santo Antonio e Lamartine Delamare. Os três primeiros contam com uma programação permanente de atividades esportivas, recreativas e culturais. Já o EducaMais Lamartine Delamare oferece cursos de capacitação em diversas áreas.

(Rosana Antunes)