Mostra de Saúde de Jacareí reúne mais de 600 pessoas e apresenta o SUS ‘invisível’

Escutar áudio do texto

“Mais que a doença, a nossa prioridade é cuidar das pessoas”, essa frase é do Dr. Paulo, personagem e médico de família da série ‘Unidade Básica’, mas que representa milhares de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) que se empenham diariamente no cuidado com os usuários da rede.

E foi com esse espírito e motivação que a ‘Mostra de Saúde de Jacareí’, realizada pelos servidores, usuários e gestores do SUS na cidade reuniu mais de 600 pessoas, nesta segunda-feira (12), no EducaMais Jacareí. Entre o público presente estavam usuários, servidores, gestores, autoridades municipais, autoridades regionais e estaduais de saúde, além de estudantes da área.

O evento começou com um bate-papo com Ana Petta, que compartilhou com o público presente sua experiência na criação da série ‘Unidade Básica’, da qual é autora e atriz, e como foi sua atração pelo tema.

Seja pela voz do coral dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), pela encenação do teatro sobre depressão promovido por servidores da Unidade Municipal de Saúde da Família (UMSF) do Igarapés, pelo teatro de conscientização da Vigilância à Saúde, pela dança circular do grupo de Práticas Integrativas e Complementares e diversas exposições de trabalhos realizados pela Atenção Básica, Atenção Especializada, Vigilância à Saúde e Diretoria de Urgência e Emergência, o evento deu continuidade apresentando um pouco do universo e práticas realizadas pela rede que nem sempre são reconhecidas pela população.

A estudante Joyce Monteiro, que cursa Gestão de Políticas Públicas na USP e veio de São Paulo especialmente para conferir as práticas apresentadas na Mostra, gostou do que foi apresentado. “O fato de cada tipo de complexidade ter seu espaço, nos ajuda a montar um panorama geral não só dos desafios da saúde no município, mas das boas práticas também. Esse espaço de diálogo é importante para um sistema de saúde de qualidade”.

O evento também contou com a presença do professor da USP e especialista em Políticas Públicas, Eduardo Caldas, que abordou um breve histórico do SUS e apresentou grandes desafios no processo de amadurecimento dessa política que transformou a saúde pública no Brasil.

Foram meses de organização, montagem das atividades e empenho de centenas de servidores que abraçam essa causa diariamente em seus territórios de saúde, como fizeram na mostra, que foi um sucesso. Minha gratidão a cada soldado desse exército em busca de uma cidade cada vez mais saudável”, agradece a secretária de Saúde, Rosana Gravena.

Eventos assim servem para fortalecer e promover a saúde em Jacareí. Cada vez que conseguimos transmitir e fazer com que as pessoas compreendam nossos valores, mais integral e universal fica esse serviço de direito de todos. Somos uma secretaria de Saúde na sua integralidade, e não apenas de doenças e/ou emergências”, celebra Marilis Cury, Diretora de Atenção Básica de Saúde.
(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ e Cristina Reis/PMJ)