Morador de asilo reencontra familiares após mais de duas décadas afastados

Escutar áudio do texto

Promover a união familiar e fortalecer laços. Essa é uma das principais funções da Secretaria de Assistência Social que promoverá, nesta terça-feira (15), um encontro mais do que esperado.

José Esteliano da Silva, 58 anos, reside na Associação Amor e Caridade, em Jacareí, há mais de 15 anos. Vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) quando tinha apenas 46, ele hoje divide seu tempo cuidando da horta do local, uma verdadeira paixão e os sonhos de reencontrar as filhas. “Quero ficar perto da minha família, viver o resto da vida com elas. Para mim, que fiquei muitos anos sozinho, ter essa surpresa é maravilhoso”, comentou. Desde que chegou na instituição, ele carrega as certidões de casamento e de nascimento das três filhas, Miriam, Elizama e Edivânia da Silva.

Por meio do Plano de Providência da Secretaria de Assistência Social, uma iniciativa que promove uma análise mais criteriosa de cada caso, a assistente social Raimunda Inácio encontrou as filhas e ex-esposa, moradoras de São Paulo. O reencontro aconteceu na semana passada, na organização, onde as três filhas vieram visitar o pai. “Desde o primeiro momento as filhas se mostraram muito dispostas a recebê-lo. Foi um desfecho muito especial para a história”, relatou a assistente social.

Nesta terça-feira (15), José Esteliano estará de mudança para a sua nova casa, junto de sua família. Uma notícia que deixou a secretária de Assistência Social, Patrícia Juliani, com sensação de dever cumprido. “É uma alegria enorme saber que o envolvimento da equipe, com um olhar sensível e muito respeito fez com que esse resultado chegasse, sobretudo com a proximidade do Dia dos Pais. A valorização de cada indivíduo é algo que não tem como quantificar”, explicou a secretária.

Ainda segundo ela, esta pode ser a primeira de muitas histórias que podem ser reescritas a partir desta iniciativa.

(Victor Copola/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)