Mobilidade promove ações educativas para segurança dos motociclistas

Escutar áudio do texto

Na próxima semana, nos dias 16, 17 e 19 (terça, quarta e sexta), a Secretaria de Mobilidade Urbana começará as ações de educação no trânsito em 2018. A primeira campanha, que tem como foco a segurança dos motociclistas, realizará ações educativas nos pontos em que mais ocorreram acidentes em 2017.

O objetivo da Gerência de Educação no Trânsito, responsável pelas ações, é a diminuição dos acidentes e óbitos que envolvem os motociclistas. Hoje, um terço dos acidentes com vítimas de trânsito envolvem motociclistas, e a faixa etária mais atingida é entre 18 e 24 anos de idade.

Queremos conscientizar essa parcela de condutores para que ajam de acordo com as normas de trânsito e pilotem com segurança, utilizem corretamente o capacete, usem a viseira abaixada e os equipamentos de segurança das motocicletas. Também vamos orientar sobre a utilização das áreas de espera instaladas em alguns semáforos de nossa cidade com o intuito de garantir mais segurança”, afirma Jean Araújo, Gerente de Educação no Trânsito.

Em 2017, com a criação da secretaria de Mobilidade Urbana, Jacareí teve um aumento de 400% em ações de educação no trânsito. Como resultado deste esforço, Jacareí conseguiu reduzir 52% dos óbitos no trânsito entre janeiro e novembro de 2017 ao comparar com o mesmo período em 2016.

Para o secretario de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, “educação é o primeiro passo para um trânsito mais seguro. Além de trabalharmos por uma cidade com mais fluidez, trabalhamos, sobretudo, para preservar vidas. Esses indicadores mostram que estamos alcançando nossos objetivos. Esse ano pretendemos ampliar ainda mais nossas ações educativas”, reforça. 

As ações ocorrerão nas seguintes datas e locais:
– 16/01- Avenida Getúlio Vargas, às 9h

– 17/01 – Avenida Lucas Nogueira Garcez, às 14h.

– 19/01 – Avenida Nove de Julho, às 9h. 

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)