Mobilidade e proteção ambiental foram temas centrais da 2ª audiência pública do Plano Diretor

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Planejamento, realizou a segunda audiência pública para a discussão do Plano Diretor no município. O evento ocorreu na noite de terça-feira (16) na EMEI Prof. Antônio Lellis Vieira, no bairro Parque Califórnia.

Aproximadamente 60 pessoas participaram da audiência pública, que debateu melhorias na região leste de Jacareí. Entre os principais pontos explorados, destacaram-se as questões de mobilidade urbana, proteção ambiental, infraestrutura e, ainda, a inserção de áreas de lazer e atividades esportivas e de recreação na localidade.

O evento contou com a presença da secretária de Planejamento, Rosa Sasaki, da presidente da Câmara Municipal, Lucimar Ponciano, servidores municipais e moradores da região. Os munícipes presentes participaram dando sugestões e realizando questionamentos para os representantes da administração, que prontamente responderam as dúvidas e registraram as recomendações.

O presidente da Associação de Bairro do Jardim Califórnia, Jorge Pereira, contou que a audiência pública foi extremamente proveitosa. “Pude cobrar a criação de um estudo e plano de drenagem e proteção das nossas nascentes, que é a maior necessidade do bairro. Por outro lado, agradeci o que foi feito na rodovia Geraldo Scavone, que foi uma grande melhoria para a região”.

A presidente da Associação de Bairro do Parque Califórnia, Ana Goretti, agradeceu o interesse da prefeitura em trazer melhorias para a região e esclareceu que foi possível expor as reivindicações dos moradores. “O aumento populacional na região trouxe novas demandas, como melhorias na mobilidade e criação de áreas de lazer. Fiz esta sugestão e agora vamos esperar o posicionamento da prefeitura”.

As audiências públicas serão realizadas em vários bairros da cidade, visando a atualização da lei. Confira abaixo as próximas datas e programe-se:

18/10 – região Sul – EducaMais Jardim Paraíso
Avenida Lourenço Nogueira, 211, Jardim Paraíso – 19h – 21h

20/10 – Rural Sul – EMEIF Prof. Jorge Vieira da Silva
Estrada do Varadouro, 87, Varadouro – 9h -11h

23/10 – Rural Norte – EMEIF Prof. Tarcísio Francisco Barbosa
Rua dos Professores, 120, Primeiro de Maio – 19h – 21h

25/10 – região Central – EMEF Barão de Jacareí
Praça Independência, 369, São João – 19h – 21h

27/10 – região Norte – EMEF Prof.ª Beatriz Junqueira da Silva Santos
Avenida Alcides Arnaldo Taino, 1240, Parque Meia-Lua – 9h – 11h

30/10 – região Central – Câmara de Vereadores
Praça dos Três Poderes, 74, Centro – 19h-21h.

PLANO DIRETOR – O Plano Diretor de Ordenamento Territorial é a lei municipal que orienta como a cidade vai crescer, incluindo o seu desenvolvimento social, econômico e ambiental, de maneira equilibrada e sempre considerando as necessidades e desejos dos cidadãos.

O objetivo é garantir o bem-estar da população em sua moradia, trabalho, transporte, segurança, saúde, educação, lazer, qualidade ambiental, cultura, entre outros.

Como a cidade e as pessoas que nela habitam estão sempre mudando e se desenvolvendo, é necessário também que a lei do Plano Diretor seja revista periodicamente, com o objetivo de readequar as propostas às novas realidades.

Essa revisão é um compromisso coletivo que deve ser firmado entre o Poder Público (Prefeitura), a população e o setor privado (as empresas, entidades de maneira geral), que desejam melhorias para as regiões e a cidade como um todo.

CARTILHA – No site: www.jacarei.sp.gov.br/planodiretor está disponível para consulta a Cartilha do Plano Diretor, dando orientações sobre as propostas em discussão.

Dúvidas, sugestões e propostas podem ser enviadas para o seguinte e-mail: [email protected]. Toda a comunidade está convidada para participar das audiências públicas. Um volume impresso da Cartilha também se encontra disponível na Secretaria de Planejamento, localizada na Rua Lamartine Delamare, nº153, Centro, Jacareí.

(Jader Fernandes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)