Merendeiras recebem capacitação sobre Alimentação Escolar

Escutar áudio do texto

As merendeiras das escolas municipais de Jacareí vêm recebendo semestralmente uma capacitação sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, conforme prevê a legislação da área. A próxima ocorrerá no mês de julho.

Os assuntos relacionados serão reforçados, com destaques para as temáticas mais importantes identificadas durante o primeiro semestre de 2019. Assim, a Alimentação Escolar permanece sempre evoluindo em qualidade. “Da mesma forma como foi planejada a última capacitação em fevereiro deste ano, a capacitação de julho também será inovadora, visando proporcionar às nossas merendeiras um encontro interativo e motivacional, para essas profissionais que são muito importantes para a Alimentação Escolar”, afirmou a secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Neste encontro, todas as merendeiras da rede municipal de ensino recebem orientações sobre os seguintes assuntos: Segurança no trabalho, palestra motivacional, trabalho em equipe, organização de estoque (utilização e preenchimento de etiquetas, identificação de produtos abertos, identificação de produtos manipulados e outros), ‘porcionamento’ de pratos e cortes das frutas, dietas para necessidades alimentares especiais, coleta de amostras e muito mais.

“Vale comentar que as capacitações são sempre planejadas de modo inovador. A última ocorreu em formato de estações”, explicou a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação Emily Mota. Em cada estação existia um nutricionista que orientava um grupo de merendeiras sobre uma das temáticas citadas. Como o grupo de merendeiras era pequeno, aproximadamente de 15 a 20 por sala, havia mais participação, com esclarecimento das dúvidas e a realização das atividades práticas.

As merendeiras são acompanhadas diariamente por nutricionistas, que orientam todo o processo que envolve a qualidade da Alimentação Escolar.