Meio Ambiente prepara 3º Festival da Primavera 2019

A Secretaria de Meio Ambiente está fechando os últimos detalhes da programação da terceira edição do Festival da Primavera 2019, que será realizado nos dias 22 de setembro, 12 e 13 de outubro. “A primavera está diretamente relacionada ao reflorescimento da flora, por contar com a volta do período chuvoso, e temperaturas agradáveis”, justifica o diretor de Parques e Áreas Verdes, Marcos Maturano.

A iniciativa visa a realização do plantio de 100 mudas de árvores nativas no Viveiro Municipal, além de atividades culturais no Parque da Cidade e no Viveiro, envolvendo contação de histórias, teatro e apresentações musicais. Confira a programação do evento:

Dia 22/setembro – domingo – Viveiro Municipal:

8h – Abertura do Viveiro com espaço aberto para piquenique;

9h30 – Apresentação Musical – Um olhar sobre Zé Cupido (encerramento do Projeto);

11h – Trilha e plantio de árvores.

Dia 12/outubro – sábado – Parque da Cidade:

14h30 – Teatro Infantil de Lambe-lambe, Cia Artística Avenida Lamparina;

16h – Apresentação Musical Infantil – O Príncipe du’Azul.

Dia 13/outubro – domingo – Parque da Cidade:

14h30 – Contação de História Infantil – A Borboleta e a Flor;

15h20 – Oficina Infantil;

16h – Apresentação Musical – Jazz no Parque.

Para Marcos Maturano: “a realização de eventos culturais para fins de educação ambiental é uma maneira de ampliar o alcance das informações e da sensibilização do público envolvido nas atividades realizadas”.

Desta maneira, desde o ano de 2017, a Secretaria de Meio Ambiente promove o Festival da Primavera com o intuito de aproveitar a mudança de estação “para promover a cultura associada a valores relacionados ao meio ambiente, cultura de paz e a cooperação”, disse.

Nos anos de 2017 e 2018 foram promovidas apresentações teatrais, musicais, contações de histórias e eventos gastronômicos diversos que tiveram sempre como pano de fundo temas ambientais como a conscientização para a preservação da fauna e da flora, a alimentação saudável, o vegetarianismo, o cuidado e a guarda responsável de animais domésticos, a diversidade cultural e a permacultura.

As atividades foram promovidas nos meses de setembro, em finais de semana próximos à mudança de estação, e tiveram grande participação popular, contando, nos eventos principais, com a participação de 1.200 e 2.500 pessoas, respectivamente nos anos de 2017, no Viveiro Municipal, e 2018, no Parque da Cidade.

A realização da terceira edição do Festival da Primavera é mais uma oportunidade para a Secretaria de Meio Ambiente de promover a disseminação e multiplicação da educação ambiental através de atividades culturais a serem oferecidos à população, pela interação dos cidadãos com o ambiente natural, no caso, o Viveiro Municipal e o Parque da Cidade.

Visa ainda agregar valores e atitudes para estimular o exercício da cidadania ativa, de seus direitos e deveres por meio do despertar da consciência social e ambiental.